Controle de emissões entre os fornecedores difunde-se nas companhias

Data: 18/02/2011

Controle de emissões entre os fornecedores difunde-se nas companhias


Ainda que uma empresa esteja plugada no debate do aquecimento global e consciente da sua co-responsabilidade no que tange as mudanças climáticas, todo bom gestor sabe que para reduzir significativamente suas emissões na atmosfera é preciso incluir seus fornecedores na missão. “Em média, mais de 50% das emissões das empresas provém da sua cadeia de valor. Se analisarmos determinados setores, como o de varejo e tecnologia, percebemos que esses impactos estão ainda mais distribuídos, de modo que os fornecedores representam até 80% das emissões de uma empresa”, comenta Juliana Lopes, country manager do Carbon Disclosure Project (CDP), organização independente sem fins lucrativos responsável pelo maior banco de dados do mundo sobre informações corporativas a respeito das mudanças climáticas.

Uma vez que a pressão por produtos e processos menos intensivos em carbono é crescente, a gestão das emissões ao longo da cadeia produtiva já se mostra uma forte tendência administrativa. “Considerando que a precificação do carbono deve crescer cada vez mais, a competitividade de uma companhia estará condicionada à sua habilidade de mobilizar fornecedores na redução das emissões”, pontua Juliana.

As vantagens econômicas também têm atraído os gestores a assumir a gestão de carbono. De acordo com o Supply Chain Report 2011, mais de 50% das grandes empresas e 25% dos seus fornecedores declararam ter alcançado redução de custos como resultado de atividades de gestão de carbono.

Ainda segundo o relatório, 86% das companhias apontaram benefícios comerciais em trabalhar com os seus fornecedores para melhorar o desempenho, além de aumentar seu retorno de investimento em mais de 46%. “Motivação interna, gestão de marca, diferenciação de produto, melhorias no desempenho e redução de custos também são direcionadores-chave para o engajamento dos fornecedores nesse trabalho. Além disso, é possível trocar experiências com empresas líderes de mercado”, complementa Juliana.

Para fazer o download do relatório Supply Chain Report 2011 acesse:
https://www.cdproject.net/CDPResults/CDP-2011-Supply-Chain-Report.pdf
Sobre o CDP (www.cdproject.net):



< voltar