Estado de SP convida sociedade para construção de Cenários Ambientais para 2020

Data: 13/11/2008

Estado de SP convida sociedade para construção de Cenários Ambientais para 2020


O escopo do projeto apresenta uma fase de diagnóstico ambiental do Estado, outra de construção de cenários ambientais e uma terceira de elaboração de propostas políticas públicas a partir dos mesmos. Os cenários ambientais são, portanto, um instrumento de planejamento ambiental do Estado, servindo para antecipar e focar as ações da SMA.

A base metodológica é a mesma que foi utilizada pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República para a elaboração do Projeto “Brasil 3 Tempos” em 2003. Esta metodologia baseia-se em uma consulta Web-Delphi, que tem como função captar a percepção de especialistas e o público em geral sobre o futuro do Estado de São Paulo. Para isso, utilizando as conclusões da Fase de Diagnóstico Ambiental, chegou-se aos principais temas que serão estruturantes no ano de 2020.

Em seguida, estes temas foram transformados em eventos. Por exemplo, observou-se que a expansão da cana-de-açúcar é uma questão central para a qualidade ambiental do Estado. Para a consulta, este processo foi transformado no seguinte evento: “ocupação da cultura de cana-de-açúcar em 50% da área de agropecuária”. Por último, o público é indagado sobre a probabilidade deste evento ocorrer até o ano de 2020.

A meta da SMA é que ao menos 50 especialistas de cada tema estratégico e 5.000 pessoas da sociedade civil respondam à Consulta (http://www.cenarios2020.sp.gov.br). O processamento dos dados da consulta, incluindo a ponderação do grau de especialidade de cada respondente, permitirá a elaboração dos cenários prospectivos, a saber, o cenário mais provável (ou de referência) e ideal. Por meio de dispositivos informatizados, será possível fazer o recorte destes cenários por Bacia Hidrográfica, renda, ou outros critérios a serem estabelecidos.

A última fase do Projeto consiste na elaboração de propostas de política públicas que desviem o Estado de São Paulo da trajetória mais provável para o mais próximo possível do cenário ideal. Para isso, será reunido o Comitê de Prospectiva, composto pelas Secretarias de Estado, assim como, as principais ONGs e representantes do setor produtivo.

O planejamento baseado em consistente visão prospectiva possibilitará profundas mudanças de paradigmas nas questões ambientais, hoje percebidas por parte da população como fator meramente restritivo ao desenvolvimento. A postura proativa do Estado de São Paulo fará com que o Meio Ambiente seja não somente preservado para as gerações futuras, como também venha a tornar-se o principal eixo de oportunidades para o desenvolvimento racional, justo e equilibrado.



< voltar