The Economist diz que problema de energia no Brasil vai se agravar

Data: 11/02/2011

The Economist diz que problema de energia no Brasil vai se agravar


São Paulo - A edição da revista britânica The Economist que chega às bancas nesta sexta-feira traz reportagem irônica sobre a reação do ministro Edison Lobão aos cortes de energia que deixaram no escuro sete estados do Nordeste no dia 4 de fevereiro e 2,5 milhões de pessoas em São Paulo no dia 8.


Segundo a reportagem, que traz o título Don´t mention de B-word ("Não diga aquela palavra que começa com A", em tradução livre), Lobão está guardando a palavra ‘apagão’ para momentos mais graves que acontecerão nos próximos meses. E afirma que os brasileiros devem começar a se acostumar às ‘interrupções temporárias’ todas as vezes que ligarem os aparelhos de ar-condicionado.

Segundo a revista, o país teve 91 blecautes de grandes proporções em 2010, contra 48 em 2008, e as pequenas interrupções temporárias estão se tornando rotina em cidades de médio porte.

Para fundamentar a afirmação de que o país está prestes a enfrentar um racionamento, a publicação lembra que a demanda por energia cresceu 7,8% no último ano. E que os estudos do próprio governo apontam para um crescimento médio de 5% da demanda nos próximos anos.




< voltar