MA: Prefeitura e Bird assinam contrato para recuperar Bacia do Bacanga

Data: 13/11/2008

MA: Prefeitura e Bird assinam contrato para recuperar Bacia do Bacanga


O contrato foi assinado também pelo diretor do Bird, John Briscoe, e terá a União como garantidora da operação de crédito. Ao todo serão investidos 59,4 milhões de dólares no Programa da Bacia do Bacanga. Além dos 35,64 milhões financiados pelo Bird, a Prefeitura de São Luís deve arcar com outros 23,76 milhões, o que corresponde a 40% do valor total do programa.

Para a solenidade de assinatura do contrato, o prefeito Tadeu Palácio esteve acompanhado do Secretário Municipal de Urbanismo, Roberto Furtado; do procurador-geral do Município, Paulo Helder Guimarães de Oliveira; e dos especialistas da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, José Antônio Viana Lopes e Nonato Fernandes.

“A partir da assinatura do contrato, São Luís terá assegurado 100% dos recursos necessários para execução do programa”, afirmou o secretário Roberto Furtado. Segundo ele, a contrapartida de 40% da Prefeitura de São Luís está garantida com recursos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC), da ordem de 60 milhões de reais, que serão totalmente investidos no Programa da Bacia do Bacanga, na área de saneamento básico.

A intervenção na Bacia do Bacanga deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 250 mil pessoas que vivem na região, cerca de um quarto da população de São Luís. O programa prevê, entre outros benéficos, o reassentamento de famílias que moram em áreas inundáveis, como no bairro Sá Viana.



< voltar