Sabesp, Prefeitura de Campos do Jordão e ONGs firmam parceria para

Data: 26/01/2011
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assinou, nesta segunda-feira, dia 24, termo de cooperação com a Prefeitura de Campos do Jordão e com as organizações não-governamentais Instituto Verdescola, Instituto Pinho Bravo e Associação dos Amigos da Região da Lagoinha e Adjacências - ARLA. O termo estabelece a instalação e a utilização mútua do parque da Lagoinha, no município de Campos do Jordão, que será sede do CEAL – Centro de Educação Ambiental da Lagoinha.

O futuro parque é uma área da Sabesp com potencial para ponto turístico, com bosques de araucárias e pradarias.  A companhia vai disponibilizar a área para que funcione como um parque aberto ao público e para que abrigue iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pelas ONGs.

O acordo firmado hoje estabelece que em 30 dias as entidades participantes apresentem projetos para uso da área. Entre os temas a serem contemplados nos projetos estão o uso racional da água, preservação dos mananciais, disposição correta dos resíduos, coleta seletiva, entre outros. A prefeita de Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, disse que vai defender a estruturação de uma escola de jardinagem no parque da Lagoinha. “Podemos profissionalizar funcionários da Prefeitura que hoje trabalham na área”, disse.

A construção do futuro prédio da escola ainda não tem data para ser iniciada porque a obra vai depender da captação de recursos financeiros. “Mas esperamos ter o projeto e iniciar a obra em seis meses”, afirmou Jerônimo Mário Carlotti, vice-presidente do Instituto Pinho Bravo.

O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, disse que, além do parque da Lagoinha e do centro de educação ambiental, Campos está recebendo investimentos da Sabesp para que seja tratado todo o esgoto coletado no município. Foi projetada uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) capaz de devolver ao meio ambiente um efluente de alta qualidade, possível de ser utilizado como água de reúso para fins de jardinagem, lavagem de ruas e outros fins. “Será uma vitrine do setor de saneamento”, define Gesner Oliveira, presidente da Sabesp.

A licitação da obra já foi feita e a empresa já está contratada.

Para Umberto Semeghini, diretor dos Sistemas Regionais, a conscientização da população é tão importante quanto à capacidade de tratamento da nova ETE. “A preservação ambiental passa pela consciência de todos. As iniciativas da região da Lagoinha servirão, e muito, para o bem estar local”.


assessoria Sabesp


< voltar