Ciência Hoje On-line: O benefício da dúvida

Data: 21/01/2011
Pesquisa revela desejo comum de cientistas, filósofos e artistas: é preciso divulgar a ideia de que a ciência não é infalível. Para pensadores, essa é uma maneira de aproximar os cidadãos de questões controversas, como as discussões sobre as mudanças climáticas


Karl Popper, um dos filósofos mais influentes do século passado, apontou para o fato de que, para ser validada, uma teoria científica deve necessariamente ser confrontada, desafiada, falseada. Dizia que, do contrário, a teoria poderia se tornar dogma - e qualquer dogma, para Popper, seria terrível para a ciência.



É curioso notar como o raciocínio de Popper vai ao encontro de um texto publicado pelo jornal britânico Guardian sábado passado. A matéria repercute uma pesquisa realizada pela revista eletrônica Edge , que faz, todo ano, uma pergunta para centenas de especialistas de áreas distintas com o objetivo de colher tendências. A pergunta de 2011 é: "Qual conceito científico poderia aprimorar a ferramenta cognitiva de uma pessoa?"



Leia a matéria completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente:

http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/01/o-beneficio-da-duvida




< voltar