Piauí terá verba para água no Semi-árido

Data: 11/11/2008

Piauí terá verba para água no Semi-árido


Os investimentos terão que apoiar os projetos que visem a captação e arma-zenamento de água das chuvas para uso na agricultura familiar e para consumo, cozinhar e fazer o higiene pessoal. O programa é desenvolvido no Piauí pela coordenadora do Programa de Convivência com a Seca, Lúcia Araújo, visando implementar formas de captação de água com baixo custo e de comprovada eficiência.

A experiência da construção das barraginhas no Piauí será levado para os outros estados que têm dificuldade de abastecimento. Um dos objetivos do Ministério é fazer uma integração entre estas propostas e a produção de alimentos para minimizar os efeitos da seca e melhorar a condição de vida das pessoas que vivem no Semi-árido.

Segundo os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social, este é o passo seguinte à captação de água. Há um estímulo para que estas famílias produzam feijão, macaxeiras, frutas e verduras, bem como caprinos e ovinos que se adaptam bem no período seco, aliado ainda ao programa Quintal Produtivo, onde o governo dá pintos, galinha e ração para produção familiar de ovos e carne.

O secretário nacional de Segurança Alimentar afirmou que conseguiram atender mais de 213 mil famílias rurais pobres no Semi-árido através de cisternas para captação da água da chuva e armazenamento de água potável, agora querem partir para a produção de alimentos, integrando as ações.



< voltar