Reservatórios do Sistema Cantareira operam em atenção

Data: 18/01/2011

Reservatórios do Sistema Cantareira operam em atenção


O Sistema Cantareira, em São Paulo, entrou em estado de atenção. A vazão defluente do reservatório de Jaguari/ Jacareí foi aumentada pela SABESP, de 40 m³/s para 60m³/s, de forma preventiva no sábado (15), e continua a mesma hoje (17). O nível do reservatório está em 844,10 m, o equivalente a 100,6% de sua capacidade.

Segundo a SABESP, as cidades de Bragança Paulista, Amparo, Pedreira e Jaguariúna, no interior de São Paulo, permanecem em estado de alerta, pois pode voltar a chover forte na região.

De acordo com informações da prefeitura de Amparo, o aumento da vazão defluente desse reservatório inundou o loteamento Jaguari, no bairro Pedrosos. A inundação ocorreu também na madrugada de quinta-feira passada. Mas a prefeitura e a Defesa Civil local retiraram os moradores do local a tempo.

Hoje (17), o nível do reservatório de Cachoeira está em 819,46m, o que equivale a 71,2% de sua capacidade. A vazão afluente é de 24,0 m³/s e a vazão liberada para o rio, de 0,25 m³/s.

O nível do reservatório de Atibainha está em 785,30 m, o que equivale a 68,7% de sua capacidade. A vazão afluente é de 33,5 m³/s e a vazão liberada para o rio, de 0,25 m³/s. Além disso, há transferência de 20 m3/s para o reservatório de Paiva Castro, com vistas ao abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

A SABESP informou, ainda, na sua DECLARAÇÃO DÍARIA DE SITUAÇÃO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA CANTAREIRA PARA CONTROLE DE CHEIAS que não há previsão de mudança para o regime de operação dos reservatórios de Cachoeira e Atibainha.

Clima: Entre os dias 17/01/11 (segunda) e 19/01/11 (quarta), a previsão na área da bacia é de céu variando de encoberto a nublado com chuvas esparsas. Os modelos de previsão numérica do tempo do CPTEC/INPE indicam maiores volumes de chuva acumulada em cinco dias na região do médio Tietê, com valores de até 150 mm.

A previsão climática de consenso indica maior probabilidade de chuvas em torno da normal climatológica em grande parte das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, porém com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas no decorrer deste primeiro trimestre de 2011.

Mais informações sobre níveis de rios, operação de reservatórios e sistemas de alerta na Sala de Situação

Ascom/ANA




< voltar