México acredita em aprovação do Fundo Verde durante COP-16

Data: 29/11/2010

México acredita em aprovação do Fundo Verde durante COP-16


O governo mexicano acredita que a 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16), a ser realizada na cidade mexicana de Cancún na próxima semana, vai aprovar a criação de um fundo financeiro a longo prazo, conhecido como Fundo Verde, para apoiar as nações em desenvolvimento na luta contra a mudança climática.

A ministra mexicana de Relações Exteriores, Patricia Espinosa, declarou em entrevista à agência de notícias Efe que o fundo pode contar com US$ 100 bilhões anuais a partir de 2020 e seria destinado exclusivamente aos países em desenvolvimento.

De acordo com a ministra, que presidirá a COP-16, é possível que a reunião aprove as regras gerais para o funcionamento do fundo a longo prazo, mas provavelmente não será decidido qual instituição o administrará.


"Ainda não conseguimos uma visão unificada para decidir se vamos usar instituições que já existem ou se devemos criar um novo órgão", disse a secretaria de Relações Exteriores.

No entanto, ela se mostrou partidária de "não gerar mais burocracia e usar instituições existentes, como os bancos de desenvolvimento".

Patricia ainda afirmou que a conferência de Cancún poderá fechar acordos para facilitar a transferência de tecnologia de países desenvolvidos a nações em desenvolvimento

Folha de S. Paulo


< voltar