Setor empresarial começa preparação para fórum mundial da água que será presidido por brasileiro

Data: 22/11/2010
A Abdib realizará, no dia 22 de novembro, na sede da entidade, em São Paulo, uma reunião para preparar a participação do Brasil na sexta edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2012 na cidade de Marselha, na França.

O encontro terá a presença de Benedito Pinto Ferreira Braga, presidente da sexta edição do Fórum Mundial da Água e vice-presidente do Conselho Mundial da Água, instituição que organiza os fóruns em intervalos de três anos.

O objetivo do encontro na Abdib é determinar os passos e as tarefas que precisam ser cumpridos por empresas e entidades setoriais, principalmente aquelas atuantes no setor de saneamento básico, para a participação do Brasil no fórum internacional de 2012.

O planejamento contemplará, inclusive, um plano de ação para a participação da delegação empresarial brasileira no Fórum de água das Américas, em 2011, no México. Roberto Olivares, integrante do Conselho Mundial da Água e um dos organizadores da versão americana do fórum mundial, explicará o atual estágio de desenvolvimento dos trabalhos.

Segundo Newton Azevedo, vice-presidente da Abdib e coordenador do Comitê de Saneamento Básico da entidade, a sexta edição do fórum mundial de águas ganha ainda mais importância porque, três anos depois, em 2015, terminará o prazo para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio, um esforço global lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com adesão de 191 países, entre eles o Brasil, cujos objetivos são, entre outros, acabar com a extrema pobreza e erradicar doenças que matam milhões de pessoas, muitas delas causadas por falta de saneamento básico.

"O Brasil, como país emergente e de crescente participação internacional em diversas áreas, certamente terá muita visibilidade e será bastante cobrado em temas como erradicação da pobreza e acesso ao saneamento básico, até porque pode desempenhar um papel relevante, servir como exemplo para outras nações", disse Azevedo.


ABDIB


< voltar