Banco Mundial destaca mudanças climáticas como risco aos países em desenvolvimento

Data: 17/11/2010
Os países em desenvolvimento, que devem absorver de 75% a 80% dos custos relacionados a danos causados pelas mudanças climáticas, estão no centro das atenções do Banco Mundial através do seu 32° Relatório sobre Desenvolvimento Mundial de 2010 - Desenvolvimento e mudança climática, publicado no Brasil 'pela Editora Unesp.

Tendo a perspectiva de que a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável continuam a ser prioridades globais, o relatório destaca que são justamente os países em desenvolvimento que mais dependem diretamente dos recursos naturais sensíveis ao clima para gerar renda e bem-estar, além de serem os que mais carecem de capacidade técnica e financeira para gerenciar o risco climático. Riscos que prejudicam não só os ganhos conquistados como também as perspectivas de desenvolvimento, tornando ainda mais difícil que se alcance as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Ao trazer dados em tabelas, quadros, mapas e indicadores, o Relatório sobre o 'Desenvolvimento Mundial' trabalha com a ideia de sustentabilidade e pensamento “verde” em cada indivíduo, dinamizando ações que resolvam os problemas gerados pela mudança climática. Reforça assim a imagem de um mundo “inteligente com relação ao clima”, que só será alcançado se todos agirem agora, juntos e de modo diferente. Isto porque nenhum país está imune às alterações climáticas e nem é capaz de enfrentar, sozinho, os desafios que surgirem ao longo dos anos, já que isso envolve decisões políticas, mudanças tecnológicas e conseqüências de grande abrangência.

Agua On Line


< voltar