Américas ainda tem 235 milhões de pessoas sem acesso à água segura

Data: 17/11/2010

Américas ainda tem 235 milhões de pessoas sem acesso à água segura


Dos 900 milhões de habitantes das três América pelo menos 235 milhões ainda não contam com serviços adequados de saneamento. Esta carência é uma verdadeira tragédia segundo a diretora da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), a médica argentina Mirta Roses Periago. Ela fez um resumo da atuação da entidade e discursou na abertura do XXXII Congresso da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), que se realiza na cidade de Punta Kana, na República Dominicana.

A falta de acesso ao saneamento é uma das principais causas de um novo surto de cólera que está afetando o vizinho Haiti. Grande parte das províncias fronteiriças estão em estado de alerta e as autoridades sanitárias dominicana estão fazendo um forte apelo por doação de cloro granulado uma vez que os estoques que havia foram repassados aos haitianos.

A diretora da OPAS disse que milhões de latino-americanos e caribenhos carecem de saneamento adequado o que tem originado milhares de casos de diarréia por ano, a segunda maior causa de mortalidade infantil só superada pelas doenças respiratórias.

Ela mencionou também a expansão da dengue e os efeitos das mudanças climáticas que tem devastado o Caribe, uma das regiões mais vuilnerável a desastres naturais do planeta.

Em seu discurso na abertura do Congresso da AIDIS Mirta Roses disse que " celebrar um futuro com água e saneamento para todos supõe comemorar a vida e o compromisso com os grandes valores de equidade, solidariedade, direitos e princípios que emanam da liberdade. Princípios e valores que devem ver-se refletidos no técnico e no político".

Em entrevista exclusiva à Aguaonline a diretora da OPAS destacou entre as iniciativas exitosas a expansão da proposta de Municípios Saudáveis e a celebração do Dia Interamericano da Água. Neste último o Rio Grande do Sul foi pioneiro no Brasil tendo iniciado a celebração em 1993 estendendo as atividades no que se consagrou como a Semana da Água, promovida anualmente no mês de outubro.

Agua On Line


< voltar