Conferência ECO2008 reúne em Brasília grandes nomes do ambientalismo mundial

Data: 06/11/2008

Conferência ECO2008 reúne em Brasília grandes nomes do ambientalismo mundial


O encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro de Engenharia (OSCIP) em conjunto com o Governo do Distrito Federal e o Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento. "Cerca de 99% de tudo o que o café produz é desperdiçado, usamos os rejeitos para a produção de shitake e a sobra, rica em aminoácidos, serve de ração para porcos", afirmou Gunter Pauli, da Bélgica, fundador da Zero Emissions Research and Initiatives (ZERI), na abertura da ECO2008. Pauli falou sobre a experiência de aproveitar resíduos da produção de alimentos para como cultivar cogumelos.

Ainda no primeiro dia de conferência, participaram Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, Michael Kramer, membro do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Pauli discutiram sobre paz e sustentabilidade.

José Miguez, Carlos Nobre, Susana Kahn e Paulo Artaxo, membros do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), falaram sobre estratégias para enfrentar o aquecimento global e as mudanças climáticas, além da utilização de fontes alternativas de energia para o século XXI.

Um dos perigos do aquecimento global é a redução da produtividade das hidrelétricas, devido à diminuição da vazão dos rios, segundo Carlos Nobre, doutor em Meteorologia. Ele alertou para a alteração no clima, que será cada vez menos favorável ao cultivo de cana e de outras culturas. Como solução, Nobre propôs um melhor aproveitamento do potencial energético eólico do Brasil, que hoje é de 60GW, sendo utilizados apenas 0,28GW.






< voltar