Acelerador de partículas dá início a colisões de íons de chumbo para entender Universo

Data: 09/11/2010
O grande acelerador de partículas do Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), o mais potente do mundo, provocou as primeiras colisões de íons de chumbo, despertando mais incógnitas sobre a origem do Universo.

Segundo o organismo, os experimentos com as partículas pesadas começaram nesta segunda-feira, pois conseguiram condições estáveis no funcionamento do acelerador e nas colisões.

Estes experimentos com íons de chumbo abrem uma nova fase na pesquisa do programa do acelerador para sondar a matéria, como acontecia nos primeiros instantes do Universo, logo depois do Big Bang, segundo o Cern.

"Um dos principais objetivos desta nova fase é produzir quantidades ínfimas desta matéria e estudar sua evolução para aquela que constitui o Universo atualmente", divulgou o centro.

"A rapidez na transição para as colisões de íons de chumbo representa um sintoma de maturidade do maior acelerador de partículas do mundo", segundo o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer.

O acelerador chocará íons de chumbo até 6 de dezembro, momento em que a máquina fará uma parada técnica para sua manutenção, antes de retomar as atividades em fevereiro de 2011 para experimentação.

Folha de S. Paulo


< voltar