Equipamento gera energia com água do mar

Data: 03/11/2010

Equipamento gera energia com água do mar


Uma técnica inovadora desenvolvida pela empresa SeaHorse permite a geração de energia elétrica a partir da força das águas marinhas. A SeaHorse é mais um caso de negócio apoiado por uma incubadora de empresas, a do Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

O equipamento criado pela SeaHorse, que ingressou recentemente na incubadora da Coppe, permite a geração de energia elétrica a partir de ondas, marés e correntes e pode ser usado para produzir energia limpa como alternativa à queima de óleo em regiões costeiras.

O autor do projeto, o engenheiro mecânico e mestre em engenharia oceânica Paulo Roberto da Costa, que desenvolve a ideia com um grupo de especialistas da Coppe, explica que diversas pesquisas estão sendo realizadas em vários países sobre o aproveitamento do mar para gerar energia elétrica, mas seu conversor tem como diferencial a capacidade de usar a forte pressão das águas marinhas. “Isso permite que cidades distantes até 180 quilômetros da costa e ilhas que hoje usam diesel possam ser beneficiadas com energia elétrica, sem precisar de qualquer tratamento, ao contrário de outras tecnologias”, explica Costa.

Mais uma vantagem do conversor é que ele também faz a dessalinização da água do mar. O volume pode chegar a 250 m³ em 24 horas e, segundo Costa, tem condições de ser usado na irrigação da região Nordeste.

O sistema chamou atenção da empresa Tractebel, do grupo europeu Suez, que concedeu um aporte à pesquisa de R$ 12 milhões. O teste do primeiro protótipo em escala real será feito até o final do ano no porto de Pecém (CE). “Este conversor está em fase adiantada e estudos apontam para um custo de quilowatt/hora gerado próximo ao valor da energia eólica (do vento), o que representa uma oportunidade rápida de comercialização. O mar é um bom negócio”, comenta o engenheiro.


Plurale - Ag. Sebrae


< voltar