Programa Onda Limpa investe R$ 184 mi em Praia Grande

Data: 05/11/2008

Programa Onda Limpa investe R$ 184 mi em Praia Grande


Além do novo emissário, o Onda Limpa beneficiará a Cidade com mais 186 quilômetros de redes coletoras, coletores troncos e emissários, 28 mil ligações domiciliares, além da construção de 14 Estações Elevatórias de Esgoto e mais uma Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos.

A obra já teve início na altura da Avenida Castelo Branco com a Rua Vitório Morbim, no Caiçara, e deve ser concluída totalmente em 2010. Nesta segunda-feira (3) começam os testes do equipamento Shield, conhecido como tatuzinho. O aparelho, também utilizado na abertura de túneis do metrô, pela primeira vez será empregado na América do Sul para construção de um emissário submarino. "O tatuzinho trabalhará 24 horas por dia", explicou o superintendente regional da Sabesp na Região Metropolitana da Baixada Santista, Reynaldo Young.

O equipamento com 10 metros de comprimento e 1,80 m de largura veio da Alemanha e funcionará na Câmara Compensadora em conjunto com compressores de ar, gerador e guindastes. O novo emissário terá tubulação de quatro quilômetros de extensão, conduzindo o esgoto tratado para o alto-mar. "O tatuzinho utiliza a tecnologia mais avançada do mundo neste tipo de serviço. Ao mesmo tempo em que faz a escavação por baixo da terra, suga a areia para superfície e crava os tubos de concreto", destacou Young.

Para o superintendente, a população sentirá em curto espaço de tempo a melhoria na qualidade de vida por meio das obras realizadas. "O Programa Onda Limpa não trata apenas da balneabilidade das praias como muitos pensam. Com o aprimoramento dos serviços temos a redução de índices gerais de mortalidade infantil e queda no número de internações por doenças de veiculação hídrica, além da despoluição de rios e canais", comentou.



< voltar