Seminário avalia segunda fase do Projeto Tietê

Data: 05/11/2008

Seminário avalia segunda fase do Projeto Tietê


O presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira, destacou a importância do evento: “De todos os projetos estruturantes, talvez este seja o símbolo da Sabesp. Do ponto de vista da diretoria e do governo do Estado, há absoluta prioridade na sua execução e grande expectativa para que possamos oferecer à sociedade a recuperação dessa importante bacia, que é a do Tietê. Esse seminário certamente oferecerá grande contribuição para o sucesso da terceira etapa.”

Gesner ressaltou o fato de o projeto receber a atenção de toda a sociedade, dada a sua dimensão. “Estivemos recentemente em Nova Yorque (Estados Unidos), no Brazil Day, um evento que contou com a participação de empresas de diversos setores, e nos chamou atenção o grande interesse das pessoas em relação ao assunto”, disse, lembrando ainda da importância das parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cetesb e a ONG SOS Mata Atlântica.

Os mais de 70 participantes foram divididos em cinco grupos: Interceptação, Tratamento, Redes, Coletores e Ligações Domiciliares; Estudos Específicos e Melhoramento Operacional; Aspectos Ambientais; Aspectos Financeiros; e Gestão do Programa. Cada um discutiu e apresentou os pontos positivos e negativos de sua área, os riscos potenciais do que já foi implantado, as lições aprendidas e medidas para garantir a sustentabilidade daquilo realizado.

A programação também contou com uma explanação de Edson Andrigueti, gerente do Departamento de Planejamento Técnico da Sabesp, sobre a terceira etapa do projeto, que terá início em 2009 e deve ser concluída em 2015. Os investimentos podem ultrapassar os US$ 800 milhões.




< voltar