Implantação do Setor de Abastecimento Pq. Anhanguera

Data: 20/10/2010

Implantação do Setor de Abastecimento Pq. Anhanguera


Encontra-se em fase de pré-operação a obra de implantação do sistema de adução e reservação do novo setor de abastecimento Pq. Anhanguera, constituída por 6,32 km de adutora em aço 700 mm, Centro de Reservação com duas câmaras de 3.000 m3 cada, totalizando 6.000 m3 na 1ª etapa e capacidade de expansão para 12.000 m3 em final de plano e linha primária de saída dos reservatórios em 600 mm e extensão de 700 m.

Este novo setor de abastecimento abrange a região do Parque Anhanguera e atenderá inicialmente a 110.000 clientes, chegando a 140.000 clientes em 2020,

Esta área pertence atualmente ao setor de abastecimento Jaraguá, o maior da MN e um dos maiores da Sabesp, pela sua dimensão o setor Jaraguá possui grandes deficiências em sua infra-estrutura, ocasionando problemas crônicos de abastecimento e perdas,

A implantação do setor Pq. Anhanguera é uma das ações prioritárias da MN e trás consigo uma série de benefícios e melhorias:
- Melhor condição do abastecimento na área do novo setor, mas também na área adjacente do setor Jaraguá, em função da redução da perda de carga nas linhas primárias do sistema.
- Melhor gestão das perdas, possibilitando a macro medição segmentada por área, facilitando a identificação de problemas e o direcionamentos das ações.
- Aumento da reservação do sistema do Extremo Norte, permitindo uma maior capacidade e confiabilidade do abastecimento.
- Preparação do sistema de abastecimento para atender o crescimento populacional da região.
- Regularizar o abastecimento de Polvilho, no município de Cajamar, através da interligação com a adutora Santa Fé - Polvilho.

É importante destacar que a concretização de uma ação deste porte requer um planejamento de longo prazo e sua constante execução. Segue abaixo a cronologia de implantação deste empreendimento:

2001- Elaboração do Estudo de Concepção para a Implantação do Setor de Abastecimento Pq. Anhanguera
2001- Execução dos projetos executivos do sistema de adução e reservação
2002- Execução dos projetos executivos do sistema de distribuição primária
2006 - Início da obra do sistema de adução e reservação
2010 - Conclusão da obra do sistema de adução e reservação e início da operação do setor.

O próximo passo é a implantação das linhas primárias, totalizando 13.613 m de redes entre 600 e 200 mm, que permitirão a operação do sistema com sua capacidade plena, esta etapa orçada em R$ 16,5 milhões está sendo viabilizada, devendo ser licitada em 2011,

Uma inovação procedimento de pré-operação da adutora do Pq. Anhanguera foi a utilização de PIG´s (dispositivos de limpeza) para a execução da lavagem da tubulação. O procedimento convencional baseia-se na lavagem por arraste hidráulico, onde é necessário um grande volume de água para permitir a limpeza da tubulação, Com a utilização dos PIG´s além do arraste hidráulico há o arraste mecânico das impurezas que se acumulam no interior da tubulação durante a execução da obra, foi possível reduzir consideravelmente o volume de água necessário para a limpeza e garantir que a tubulação isenta de qualquer material residual.

Sabesp


< voltar