ONU quer pressa em consenso sobre mudança climática

Data: 06/10/2010
A menos de dois meses da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a ONU pediu um avanço nas negociações sobre o tema. O apelo foi feito em Tianjin, na China, na reunião aberta nesta segunda-feira.

Cerca de 3 mil pessoas, de 170 países, estão participando do evento.

Acordo

A secretária-executiva da Convenção sobre Mudança Climática, Christiana Figueres, disse que os governos precisam encontrar um acordo sobre o que é viável para o reunião de Cancún, no México, de uma forma política equilibrada.

Para Christiana Figueres, existe uma convergência crescente nas negociações, que pode resultar na criação de um pacote equilibrado de medidas a curto e longo prazos.

Novo Meio

As propostas incluem novas formas para ajudar os países a adaptar-se às mudanças do clima, através da criação de um mecanismo que acelere o envio de tecnologias para os países em desenvolvimento.

Uma outra sugestão é a criação de um novo meio de angariação de fundos em áreas mais afetadas pelo aquecimento global.

Até o momento, os países não decidiram como e quando estabelecer uma partilha de responsabilidades.

Cheias no Paquistão

A reunião na China também está sendo vista como decisiva sobre a promessa de corte e redução de emissões de gases que causam o efeito estufa pelos países.

Christiana Figueras disse que os governos estão prontos para discutir os temas relevantes.

As enchentes de julho no Paquistão, os incêndios florestais na Rússia e as cheias na China demonstraram os perigos de desastres extremos causados pelas condições climáticas.

Mercado Ético/ONU


< voltar