Pesquisa afirma que mercado de baixo carbono irá triplicar

Data: 14/09/2010

Pesquisa afirma que mercado de baixo carbono irá triplicar



As pessoas estão cada vez mais conscientes com relação às mudanças climáticas e os problemas do meio ambiente. Além disso, novas políticas de metas de redução de emissões e de eficiência energética estão se popularizando entre os mais diversos países.
Segundo um relatório do banco HSBC divulgado no início desta semana esses dois fatores combinados irão resultar no rápido crescimento da chamada economia de baixo carbono, que deverá triplicar até 2020 atingindo US$ 2,2 trilhões.

“Um novo panorama está emergindo, impulsionado pela escassez de recursos, pela inovação tecnológica e pela realidade do aquecimento global”, afirma o relatório direcionado aos acionistas do banco.

O documento reconhece que dependerá do sucesso das negociações climáticas e de um acordo global de redução de emissões a confirmação dessa expectativa de triplicar o atual valor de US$ 740 bilhões. Mas garante que independente das novas políticas, a economia de baixo carbono irá ao menos duplicar.

O crescimento será mais rápido na China, que ultrapassará em breve os Estados Unidos. Porém o maior volume de recursos ainda seguirá sendo movimentado na União Européia, que já possui uma legislação forte com metas para 2020.

O relatório prevê que dessas metas européias, as de geração de energia renovável serão atingidas, mas não as de eficiência. Por sua vez a China deve ultrapassar todos os seus objetivos para o corte de emissões e energias renováveis. Já nos EUA haverá um crescimento razoável das fontes limpas, como solar e eólica.

Fonte: CarbonoBrasil/Adaptado por Celulose Online




< voltar