Região do Semi-árido contará com mais 3.300 cisternas

Data: 28/10/2008

Região do Semi-árido contará com mais 3.300 cisternas


O projeto tem a execução da Coordenadoria de Convivência com o Semi-árido (Casa do Semi-árido) e objetiva contribuir para que as famílias beneficiadas possam melhorar suas condições de vida e de acesso à água para o consumo humano, facilitando o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água de chuva e de aproveitamento sustentável de recursos pluviais e ainda fomentar a capacitação para a convivência sustentável com o Semi-árido.

Segundo Lúcia Araújo, coordenadora da Casa do Semi-árido, para a execução do projeto serão realizados convênios com organizações não-governamentais (ONGs) e constituído uma comissão. "O convênio, que será realizado com ONGs que atuam na região foco do projeto, será para executar serviços de capacitação e contratação de mão-de-obra de pedreiro, além disso, será constituído Comissão de Gestores Municipais, que farão o acompanhamento e controle social local do projeto", explica.

Serão beneficiadas as famílias rurais do Semi-árido piauiense que não dispõem de fontes de água adequada ao consumo humano próximas de seus domicílios, em especial aquelas que se enquadram nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família. Terão prioridades as famílias lideradas por mulheres, com maior número de crianças na faixa etária de zero a seis anos, com crianças de sete a quatorze anos, que estejam matriculadas e freqüentando a escola, famílias que tenham pessoas com idade superior a 65 anos e aquelas com pessoas com deficiências, dentro de outros critérios de seleção.

A meta inicial do projeto é a construção de 600 cisternas em 10 municípios localizados no Território de Desenvolvimento Serra da Capivara. Foram realizados encontros municipais nesses municípios onde foi constituídas as Comissões Gestoras Municipais composta por representantes de poder público e sociedade civil.




< voltar