Água de reúso vai lavar as ruas do Rio

Data: 28/10/2008

Água de reúso vai lavar as ruas do Rio


O projeto vai ser apresentado por seu coordenador, o chefe do Departamento de Tratamento das ETEs Penha e Ilha do Governador, José Roberto de Castro Oliveira, durante o 2º Encontro Técnico dos Empregados de Nível Universitário da Cedae (2º UniCedae), marcado para os dias 29 e 31 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Organizado pela Associação dos Empregados de Nível Universitário da Cedae (Aseac), o UniCedae 2008 vai acontecer em paralelo à 2ª Mostra UniCedae de Tecnologia, e Equipamentos para Saneamento, que vai reunir os principais fabricantes do setor, técnicos sanitaristas e dirigentes da Cedae.

O projeto é um ganho para toda população uma vez que, diminui os custos operacionais de dois órgãos públicos e dá destinação adequada aos resíduos do tratamento de esgotos, contribuindo para a redução do impacto dos mesmos ao meio ambiente.

Apesar do grande impacto positivo que essas medidas geram no ambiente, o chefe do Departamento de Controle de Qualidade de Esgotos e gerente do Escritório de Gestão e Qualidade da Cedae, Reginaldo Ramos, alerta que é preciso cuidado na hora de abordar o tema na sociedade: "O termo correto a ser utilizado é Reúso de Água para Fins Não Potáveis, porque para o público leigo, e para alguns profissionais da área, a leitura é que estaríamos utilizando o esgoto tratado para abastecer a cidade, o que não é verdade e que seria ilegal no Brasil, apesar de já ser feito em outras partes do mundo. O reúso proposto é para fins menos nobres que o consumo humano", esclarece o químico.

A água potável é cada vez mais escassa no nosso planeta, e por isso, a tecnologia avançou no sentido de reutilizar a água que não será mais útil para fins potáveis, como o uso doméstico, por exemplo. Depois de tratados e passar por todos os padrões químicos e biológicos exigidos pelos órgãos de segurança sanitária, e sem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente esta água poderá ser reutilizada.

Cada litro de água de reúso aproveitado representa um litro de água potável destinada para uso mais nobre – o consumo humano. Dentre as inúmeras vantagens da utilização da Água de Reúso, destacam-se a economia no valor do custo da água utilizada e a redução do volume de água bruta retirada dos mananciais e, conseqüentemente, maior disponibilidade de água potável para usos mais nobres.


< voltar