Austrália confirma planos para a maior fazenda eólica do hemisfério sul

Data: 17/08/2010

Austrália confirma planos para a maior fazenda eólica do hemisfério sul


A construção do empreendimento de US$ 1 bilhão com a capacidade de geração de 420 MW ganhou força depois que a empresa australiana AGL Energy fechou parceria com a Meridian Energy, da Nova Zelândia.

A fazenda ficará a 260 km de Melbourne e deve estar pronta em 2013. Serão 140 turbinas Vestas que irão gerar energia suficiente para alimentar 220 mil residências.

Segundo a AGL, o projeto irá ajudar na redução das emissões de 1,7 milhões de toneladas de gases do efeito estufa por ano, o mesmo que retirar 420 mil carros das ruas.

As duas empresas irão dividir os custos de construção da fazenda, que deve gerar 400 empregos diretos e 800 indiretos durante sua implementação. Quando completada, serão 30 funcionários durante os 25 anos previstos de funcionamento.

O projeto já vinha sendo planejado há cinco anos, mas estava na espera de uma mudança nas leis australianas para energias renováveis, o que aconteceu em julho.

O Senado australiano finalmente aprovou a lei que determina que 20% de toda a eletricidade do país deve ser gerada por fontes renováveis até 2020. Isso significa que ainda devem ser construídas instalações para gerar mais 9500 MW de energia limpa nessa década.

“A legislação agora dá apoio para o desenvolvimento de projetos de grande porte”, afirmou Michael Fraser, presidente da AGL.



(Envolverde/CarbonoBrasil)



< voltar