Projeto Água na Escola incentiva uso racional entre alunos da rede pública
Os primeiros agentes mirins da água da Cidade de Osasco surgiram da iniciativa do Consórcio Santa Bárbara Engenharia/Concic, responsável pela execução das obras de duplicação da Adutora Jardim Mutinga/Vila Iracema que atravessa a Cidade, de informar à comunidade quanto á importância do uso racional da água. O projeto Água na Escola em Osasco foi criado para conscientizar os jovens alunos da rede pública sobre a conservação, preservação, recuperação dos recursos hídricos, desperdício e redução de consumo de água.
Após passarem por um curso de capacitação em temas relacionados à água, com aulas expositivas e palestras organizadas pela ONG Água e Cidade, os professores das escolas estaduais de Osasco adotaram o tema como mais uma das disciplinas aplicadas aos alunos. A partir daí, cada escola passou a receber periodicamente todo o material didático composto por seis revistinhas abordando temas sobre o uso racional da água.
O interesse das crianças e a assimilação dos alunos para a importância do tema fizeram com que, em um curto espaço de tempo, formássemos jovens cidadãos e verdadeiros fiscais do uso racional da água, explica Cristiane Potença, professora de saúde e qualidade de vida da Escola Estadual Elói Lacerda, onde mais de 250 crianças participam do projeto Água na Escola. O pequeno Emerson, de 11 anos, levou o aprendizado das aulas para casa. Em casa, ensino meus pais e meus irmãos que o banho tem que ser rápido, que não podemos deixar a torneira aberta e que o desperdício pode deixar o mundo inteiro sem água, conta o jovem aluno.
A participação dos alunos no projeto Água na Escola continua até o final do mês de novembro, com ações que incluem ainda passeatas pela mobilização do uso racional da água, peças de teatro sobre o tema, workshops e feiras sobre a água envolvendo pais e alunos, além de inspeções periódicas nas escolas e moradias da comunidade. Ao final do ano letivo, a diretoria de ensino de Osasco premiará a escola que apresentar o maior número de resultados positivos dentro dessas atividades.
< voltar