Projeto Água na Escola incentiva uso racional entre alunos da rede pública

Data: 27/10/2008

Projeto Água na Escola incentiva uso racional entre alunos da rede pública


Os primeiros agentes mirins da água da Cidade de Osasco surgiram da iniciativa do Consórcio Santa Bárbara Engenharia/Concic, responsável pela execução das obras de duplicação da Adutora Jardim Mutinga/Vila Iracema que atravessa a Cidade, de informar à comunidade quanto á importância do uso racional da água. O projeto Água na Escola em Osasco foi criado para conscientizar os jovens alunos da rede pública sobre a conservação, preservação, recuperação dos recursos hídricos, desperdício e redução de consumo de água.

Após passarem por um curso de capacitação em temas relacionados à água, com aulas expositivas e palestras organizadas pela ONG Água e Cidade, os professores das escolas estaduais de Osasco adotaram o tema como mais uma das disciplinas aplicadas aos alunos. A partir daí, cada escola passou a receber periodicamente todo o material didático composto por seis revistinhas abordando temas sobre o uso racional da água.

“O interesse das crianças e a assimilação dos alunos para a importância do tema fizeram com que, em um curto espaço de tempo, formássemos jovens cidadãos e verdadeiros fiscais do uso racional da água”, explica Cristiane Potença, professora de saúde e qualidade de vida da Escola Estadual Elói Lacerda, onde mais de 250 crianças participam do projeto Água na Escola. O pequeno Emerson, de 11 anos, levou o aprendizado das aulas para casa. “Em casa, ensino meus pais e meus irmãos que o banho tem que ser rápido, que não podemos deixar a torneira aberta e que o desperdício pode deixar o mundo inteiro sem água”, conta o jovem aluno.

A participação dos alunos no projeto Água na Escola continua até o final do mês de novembro, com ações que incluem ainda passeatas pela mobilização do uso racional da água, peças de teatro sobre o tema, workshops e feiras sobre a água envolvendo pais e alunos, além de inspeções periódicas nas escolas e moradias da comunidade. Ao final do ano letivo, a diretoria de ensino de Osasco premiará a escola que apresentar o maior número de resultados positivos dentro dessas atividades.




< voltar