Projeto de sustentabilidade ajuda aeroporto a aproveitar água

Data: 06/08/2010

Projeto de sustentabilidade ajuda aeroporto a aproveitar água


Projetos de sustentabilidade como o da Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos do Aeroporto Internacional Tom Jobim que está sendo desenvolvido na estarão em debate no 2’ Encontro Nacional das Águas, que se realizará de 17 a 20 de agosto, no Rio de Janeiro. Este projeto melhorou o sistema de água e esgoto e implantou fontes alternativas de água para reduzir o consumo nos processos industriais. A idéia da CDN Serviços de Água e Esgoto é o aproveitamento de água da chuva e subterrânea, bem como o reuso do efluente do tratamento de esgoto. A INFRAERO, em parceria com a CDN Serviços de Água e Esgoto, concessionária privada que cuida da gestão da água e esgoto do aeroporto, é responsável pelo gerenciamento.

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, Pedro Antonio Masiero, o Tom Jobim é o primeiro aeroporto brasileiro a implantar a tecnologia de reuso através do sistema de osmose reversa, ou seja, mecanismo de purificação de água que separa sais e impurezas microscópicas."Transforma 70% do esgoto utilizado no processo em água pura de ótima qualidade . Com este sistema, reutiliza-se cerca de 12.000m³ mensais de efluente proveniente do tratamento de esgoto, que seria despejado na Baía de Guanabara”, destaca.

A gestão sustentável dos recursos hídricos do Tom Jobim obteve resultados significativos: atendeu mais passageiros, com um gasto menor de água per capita e otimizou os recursos hídricos disponíveis. Hoje, 45% da água consumida vêm de fontes alternativas próprias do aeroporto.

De acordo com o presidente do Sindicato Interestadual das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sintercon), Carlos Henrique da Cruz Lima, no 2º Encontro Nacional das Águas serão apresentados recursos tecnológicos importantes para a sociedade. “O Brasil carece de saneamento básico e os investidores privados, que hoje atendem 10% do mercado, têm condições de triplicar esta participação ajudando o país na universalização dos serviços nos próximos 15 anos”, diz. Uma das companhias criou um laboratório de fiscalização contra fraudes, que permite ao usuário conferir as condições de funcionamento do hidrômetro em curto prazo. Já o projeto “Gordura não cabe no esgoto” conseguiu, em três meses, coletar 701 litros de óleo usados nos estabelecimentos alimentícios do centro da cidade de Campos de Goytacazes.

Cerca de 400 profissionais da área de saneamento básico privada vão discutir questões de tecnologia, assuntos jurídicos, regulatórios, operações e Sindicato Interestadual das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto processos no 2º Encontro Nacional das Águas, promovido pelo (Sintercon).

O evento será realizado de 17 a 20 de agosto no Hotel Windsor Barra, destinado aos associados do Sintercon e da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon).


< voltar