Saneamento é fundamental para garantir assentamentos urbanos sustentáveis

Data: 22/07/2010

Saneamento é fundamental para garantir assentamentos urbanos sustentáveis


O WWAP (World Water Assessment Programme- Programa de Avaliação da Água no Mundo) e a ONU-Hábitat acabam de publicar uma nota informativa conjunta com o tema "Saneamento para garantir assentamentos urbanos sustentáveis" onde destacam os desafios cruciais da água em relação com o atual crescimento urbano sem precedentes, desde o acesso a serviços básicos até a forma de garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente.

O documento proporciona a prefeitos, dirigentes e responsáveis pela tomada de decisões de alto nível uma série de medidas políticas concretas para enfrentar os desafios, proteger-se contra potenciais desastres relacionados com a água e garantir o desenvolvimento de assentamentos urbanos sustentáveis.

Com a metade da população mundial vivendo em zonas urbanas e previsões de que todas as regiões do mundo serão predominantemente urbanas daqui até a metade do século XXI, a sustentabilidade das cidades se converteu em um tema destacado da agenda internacional. Esta questão tem influenciado vários acontecimentos de 2010, como a Exposição Universal de Xangai "Melhorar as cidades, melhorar a qualidade de vida"; o Congresso Mundial da Água "Cidades do futuro" organizado pela Associação Internacional da Água e a Semana Internacional da Água em Cingapura "Cidades sustentáveis, água limpa a preços razoáveis", entre outros.

O WWAP e a ONU-Hábitat querem reafirmar o papel crucial da água para garantir cidades sustentáveis. Água potável, serviços de esgotamento sanitário melhorados e proteção contra desastres relacionados com a água são fundamentais para a segurança das pessoas e do meio ambiente e para o desenvolvimento urbano sustentável.

Apesar do incremento no abastecimento de água e na cobertura do saneamento entre 1998 e 2008, o crescimento da população urbana mundial ameaça estes resultados. Acompanhar o ritmo do crescimento urbano constituirá um árduo desafio, mas não pode haver assentamentos urbanos sustentáveis sem uma política de águas efetiva. Prefeitos, dirigentes de todos os setores e responsáveis pelas decisões de alto nível devem estar conscientes sobre o papel que desempenha a água e tomar medidas de imediato.

Faltando apenas cinco anos para a data-limite para cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODM) de 2015, o mundo está próximo de atender mais 884 milhões de pessoas com água potável, de acordo com o relatório de março de 2010 da OMS / UNICEF. Mas 2,6 bilhões continuam a não ter acesso a esgotamento sanitário e esta meta ainda não será alcançada para pelo menos 2 bilhões de pessoas.

Agua On LIne


< voltar