Degelo ameaça reservas de água do planeta

Data: 22/07/2010

Degelo ameaça reservas de água do planeta


A cobertura de gelo da Terra está encolhendo a um ritmo muito maior do que se imaginava, atestam diversas pesquisas publicadas recentemente. Porém, são partes e tipos específicos do gelo das regiões polares, que representam 1% do volume de gelo do planeta, que estão derretendo e que podem contribuir – ou não – para o aumento do nível do mar.

A afirmação é de um dos maiores especialistas no assunto, o coordenador geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera, Jefferson Cardia Simões.

“Nossa maior preocupação hoje é com o degelo das geleiras de regiões montanhosas, como os Andes, que estão dando a maior contribuição para o aumento do nível do mar”, conta o glaciólogo, que é um dos líderes do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

“A Antártida e a Groenlândia também contribuem com esse fenômeno, mas é só uma porção muito pequena do gelo dessas regiões que está derretendo. Já o gelo do oceano Ártico também está derretendo, mas não afeta o nível do mar”, afirma.

O especialista abordará esse assunto em uma conferência que fará na 62ª Reunião Anual da SBPC – evento que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará de 25 a 30 de julho em Natal (RN).

De acordo com Simões, é o gelo mais “quente”, que está mais próximo do ponto de fusão e situado ao norte da Antártida e ao sul da ilha da Groenlândia, que está derretendo com maior velocidade nas duas regiões polares e que ao se desfazer pode contribuir para o aumento do nível do mar. Entretanto, ele representa menos de 1% do volume total do gelo do continente antártico, que concentra 90% de todo o gelo do planeta, e uma pequena fração do gelo da Groenlândia.

Agua On Line


< voltar