Argentina expande cobertura urbana de água e esgoto

Data: 16/07/2010

Argentina expande cobertura urbana de água e esgoto


A Argentina iniciará um programa importante para melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços saneamento básico em suas principais cidades e áreas suburbanas com uma linha de crédito condicional de até US$ 710 milhões aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A primeira operação no âmbito desse empréstimo, de US$ 200 milhões, financiará melhorias no serviço de esgotos na área metropolitana da Grande San Juan e modernizará os serviços de água nas partes centro e oeste da cidade de Salta. Ambas as áreas urbanas estão localizadas no noroeste da Argentina e esses projetos devem beneficiar cerca de 600.000 pessoas.

Os recursos também serão usados para fortalecer a capacidade institucional dos prestadores desses serviços em ambas as cidades e ajudar na preparação de projetos futuros.

Operações subsequentes da linha de crédito financiarão alguns dos 16 projetos em 11 províncias que foram preparados pela ENOHSA, a companhia nacional argentina de água e saneamento. São 4 projetos de água e 12 de saneamento. Alguns recursos também serão usados para fortalecer a capacidade institucional da ENOHSA e as funções de planejamento e regulação de companhias subnacionais encarregadas desses serviços.

O governo da Argentina identifica esses projetos individuais como parte de sua estratégia de longo prazo para alcançar cobertura universal dos serviços de saneamento e para melhorar a qualidade e a eficiência desses serviços em áreas onde eles já são oferecidos. A linha de crédito do BID financiará atividades focalizadas em cidades ou áreas urbanas com pelo menos 50.000 habitantes.

Este programa completa empréstimos anteriores do BID para o setor de saneamento da Argentina, entre eles um que financia projetos em cidades de até 50.000 habitantes e outro destinado a apoiar investimentos na cidade e áreas suburbanas de Buenos Aires.

O empréstimo do BID tem prazo de 25 anos, com período de carência de 5 anos e taxa de juros baseada na Libor.

Fonte: BID.



< voltar