Mineradoras contam com orientação para elaborarem relatórios de sustentabilidade

Data: 14/08/2008

Mineradoras contam com orientação para elaborarem relatórios de sustentabilidade


O setor de mineração, cuja imagem é geralmente associada a danos ambientais, tem a oportunidade de tornar seus relatórios de sustentabilidade em um meio de comunicação realmente eficaz para tornar públicas suas ações.

Em sua dissertação de mestrado “A Evolução dos Relatórios de Sustentabilidade no Setor de Mineração”, defendida na Escola Politécnica da USP, a engenheira Fabiana Perez aponta quais são os critérios que devem ser seguidos na elaboração de um relatório de sustentabilidade, de forma que todas as partes interessadas – empregados, fornecedores, clientes, comunidade, governo e ONGs – enxerguem com mais credibilidade as ações da empresa para minimizar os impactos ambientais e sociais de suas atividades.

Em seu trabalho, Fabiana analisou 35 relatórios de cinco grandes empresas mundiais de mineração, entre elas, uma brasileira, entre os anos de 1997 e 2006. Na pesquisa, ela constatou que as empresas, além de apresentarem informações financeiras, sua visão e política de sustentabilidade, devem detalhar os impactos sociais, ambientais e econômicos de suas atividades, sejam eles positivos ou negativos. “É uma tendência mundial. A consultoria Sustainability, por exemplo, acredita que a confiança nos negócios e nos mercados será mais forte onde houver altos níveis de transparência e responsabilidade corporativa”, afirma.

Assim, mesmo que alguma empresa tenha relatado uma situação desfavorável ou a ausência de uma boa prática, o reconhecimento dessa deficiência e a existência de planos para saná-la contaram pontos na avaliação da pesquisa. Ao contrário, declarações genéricas como “nós protegemos o meio ambiente”, sem apresentar fatos ou dados, perderam pontuação. Sobre esse aspecto, a pesquisadora acredita ser muito importante que a empresa identifique e consulte as partes interessadas para determinar quais impactos são significativos e merecem esse detalhamento.




< voltar