Ecologia industrial

Data: 25/06/2010

Ecologia industrial


Maurício Andrés Ribeiro - Autor de Ecologizar e de Tesouros da Índia para a civilização sustentável

A ecologia industrial é uma ramificação das ciências ecológicas que busca prevenir a poluição, promover a reciclagem e a reutilização de resíduos, o uso eficiente dos recursos e insumos para a produção, assim como estender a vida dos produtos industriais.

A ecologia industrial considera o sistema produtivo como um subsistema da biosfera, isto é, uma organização particular de fluxos de matéria, energia e informação. Parte-se do princípio de que é possível organizar todo o fluxo de matéria e de energia que circula no sistema industrial de maneira a torná-lo um circuito quase inteiramente fechado.

Um ecossistema industrial se abastece de energia, gera calor e transforma a matéria. Os ecossistemas industriais cuidam do relacionamento de indústrias entre si, e aproveitam complementariedades entre elas. Assim, o calor produzido numa empresa e que seria dissipado no ambiente, pode servir para o processo produtivo numa empresa vizinha. O rejeito de uma atividade industrial pode tornar-se insumo ou matéria prima aproveitado em indústria vizinha. Desta perspectiva, pode-se alcançar o fechamento dos ciclos de matéria e a desmaterialização: “da mesma forma que as plantas sintetizam as substâncias que alimentam os animais herbívoros, os quais são comidos por animais carnívoros, cujos dejetos servem para alimentar outros organismos” (ERKMAN, 1998), as empresas poderiam utilizar seus resíduos como matéria-prima e reutilizar os produtos depois de usados, criando um novo ciclo de vida para os materiais descartados (GRIMBERG; BLAUTH, 1998, p. 6).


Na ecologia industrial, as indústrias operam em uma dinâmica integrada, enquanto parques eco-industriais. A ecologia industrial favorece o rompimento das barreiras da especialização e facilita o diálogo interdisciplinar.

A análise do ciclo de vida de um produto, nas várias fases desde a extração da matéria prima, seu transporte, transformação, uso, descarte e reciclagem é um instrumento de aplicação da ecologia industrial.



A desmaterialização da produção significa “obter mais serviços e bens a partir de uma quantidade menor de matéria. A desmaterialização visa reduzir a amplidão dos fluxos de matéria nos sistemas industriais, diminuindo a quantidade de matéria consumida para se obter um determinado produto. A maneira mais eficaz de desmaterializar consiste em otimizar a utilização dos produtos, prolongar sua durabilidade, aumentar sua vida útil. Ademais, esta otimização permite criar empregos estáveis e qualificados, principalmente ligados à reparação e à manutenção dos produtos” (ERKMAN, 1998).

Ao aplicar os princípios da ecologia industrial, empresas ecoresponsáveis eliminam resíduos, reduzem desperdícios, levam seus fornecedores a reduzir as emissões de carbono, promovem a eficiência energética, redesenham processos, reciclam e reutilizam recursos e reduzem impactos devidos ao transporte. Estão entre os desafios da ecologia industrial a promoção da ecoeficiência, a adoção de tecnologias limpas e de processos de produção e de gestão com qualidade, a consideração com a saúde e segurança dos trabalhadores e dos consumidores. E , também, contribuir para a transição para uma economia com baixa intensidade de carbono, contribuindo assim para lidrcom as mudanças climáticas.


Portal do Meio Ambiente


< voltar