Manual Ambiental de Projetos e Obras da Cesan

Data: 21/06/2010

Manual Ambiental de Projetos e Obras da Cesan


A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) lançou, na manhã desta sexta-feira (18), a primeira edição do Manual Ambiental de Projetos e Obras. O objetivo principal da publicação é ampliar a responsabilidade ambiental da Empresa e de seus parceiros nos projetos, obras e operação de sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto.

O evento foi realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Praia do Canto, em Vitória, e contou com a presença do presidente da Empresa, Paulo Ruy Valim Carnelli; dos diretores de Operação Metropolitana, Carlos Eduardo Fernandes Saleme; de Operação do Interior, Carlos Fernando Martinelli; de Relações com o Cliente, Ricardo Maximiliano Goldschmidt; de Administração e Meio Ambiente, Luiz Ferraz Moullin; além de gestores e empregados da Companhia.

Paulo Ruy Valim Carnelli falou sobre o caráter intrínseco ao meio ambiente das atividades da Cesan. “Os desafios que enfrentamos para levar água de qualidade para as pessoas, coletar e tratar o esgoto são monumentais. Atuamos em um ambiente já extremamente degradado e mesmo nessas condições realizamos nosso trabalho com responsabilidade ambiental. A publicação do Manual Ambiental de Obras e Projetos é uma evolução, uma prova de bom senso e de que temos competência para que, de uma forma natural, essas práticas estejam envolvidas em todas as nossas atividades”, concluiu.

Já o diretor Luiz Ferraz Moullin lembrou que a Cesan foi pioneira ao criar, em 2002, uma diretoria específica para tratar das questões ambientais. “As ações da Cesan demonstram responsabilidade ambiental nos aspectos morais e éticos, que vão além de meros cumprimentos de condicionantes ambientais e a publicação do Manual Ambiental vem fortalecer essa postura da Empresa”, destacou.

Entre outros assuntos, o Manual Ambiental aborda questões legais, relacionadas ao meio ambiente, para desenvolvimento de projetos, execução de obras e operação dos sistemas de saneamento. Também traz referências de boas práticas ambientais. Devido à complexidade e ao caráter dinâmico do tema, o documento será periodicamente revisado.

O Manual Ambiental foi desenvolvido por técnicos da Cesan, sob coordenação da Gerência de Meio Ambiente, e com a participação das gerências de Expansão, de Produção de Água, de Coleta e Tratamento de Esgoto e das gerências Operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória e do Interior. O documento teve a consultoria de Flávia Nagem Nogueira, doutora em Tratamento de Águas Residuárias e Wanderley Antonio Nogueira, doutor em Tratamento de Ambiente da Empresa.

O projeto SIGA-O teve início no final de 2008 e a previsão é que a implantação do módulo ambiental seja concluída ainda este mês. O software permite o gerenciamento de todas as áreas de atribuição da Gerência de Meio Ambiente da Companhia. “Ganhamos segurança nas informações, confiabilidade e agilidade para tomar decisões. Também ampliamos nosso potencial de planejamento de longo prazo”, explica Helena.

assessoria Cesan


< voltar