Brasil cresce com redução das emissões de carbono, diz Banco Mundial

Data: 21/06/2010

Brasil cresce com redução das emissões de carbono, diz Banco Mundial


Estudo divulgado em Brasília aponta que país poderia reduzir os níveis de emissão de gases em até 37% e ainda assim manter índices de desenvolvimento, sem efeitos negativos sobre crescimento e empregos.

O Banco Mundial divulgou, em Brasília, um estudo sobre cenários de desenvolvimento no Brasil a partir da diminuição das emissões de carbono entre 2010 e 2030.

De acordo com o levantamento, o país poderia reduzir os níveis brutos de gases de efeito estufa em até 37% e ainda assim manter os atuais índices de desenvolvimento, sem efeitos negativos sobre crescimento e empregos.

Desafio

Cristophe de Gouvello, que coordenou o ´Estudo de Baixo Carbono para o Brasil´, explicou à Rádio ONU, de Brasília, os objetivos da pesquisa.

"O princípio do estudo era pegar os planos de desenvolvimento brasileiros e ver se havia possIbilidade de atingir essas metas diminuindo, ao mesmo tempo, as emissões de carbono. E o estudo mostrou que realmente seria possível diminuir as emissões em até 1/3 em relação às observadas normalmente", afirmou.

Segundo o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, a consolidação desse cenário de reduções das emissões é um grande desafio em termos de planejamento e financiamento. Mas pode levar a resultados positivos para a economia, como o impulso no crescimento do PIB anual e crescimento do emprego.

Negociações

A ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que o país é um dos líderes mundiais nas negociações do clima e possui uma das mais limpas matrizes energéticas do mundo.

Ela revelou que o governo do Brasil assumiu compromisso


Radio ONu


< voltar