BP terá que pagar 20 bilhões de dólares por vazamento

Data: 18/06/2010

BP terá que pagar 20 bilhões de dólares por vazamento


Desde que ocorreu o acidente envolvendo um poço de petróleo explorado pela BP (British Petroleum) no Golfo do México, em 20 de abril, o presidente Barack Obama tem sido contundente ao afirmar que a empresa teria que pagar por todos os danos causados no episódio. Nesta quinta-feira (19/6), a afirmação ganhou linhas mais visíveis. Um acordo entre a companhia e o governo define que a petrolífera pagará US$ 20 bilhões para um fundo especial de compensação para as vítimas do maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

A quantia é equivalente a dois anos de distribuição de dividendos da BP, mas o presidente americano já ressaltou que pode não ser suficiente para honrar todas as compensações que surgirão. “A população do Golfo tem minha palavra que a BP vai cumprir suas obrigações”, reforçou Obama.

O executive-chefe da BP, Tony Hayward, foi chamado ao Congresso dos Estados Unidos, onde teve que prestar esclarecimentos. Eu sua declaração, ele disse que o acidente nunca deveria ter acontecido e que lamenta profundamente o episódio.

Mercado Ético, com informações dos jornais New York Times e Guardian.



< voltar