Especialistas alertam para consumo alternativo de água

Data: 21/10/2008

Especialistas alertam para consumo alternativo de água


_ Muitas vezes o lençol freático está contaminado. Não é porque a água está correndo limpinha que ela é própria para consumo _ alerta José Luiz Negrão Mucci, professor do Departamento de Saúde Ambiental, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Segundo Mucci, todas as doenças por veiculação hídrica são diarréicas, o que faz com que as pessoas, usualmente, atribuam o sintoma à ingestão de um alimento estragado. "Existe uma série de protozoários que pode ocasionar uma doença por via hídrica. A demora no diagnóstico pode proporcionar o surgimento de um problema crônico no paciente". Ele ainda ressalta que antes de usufruir dessas fontes é preciso conhecer sua procedência. "De onde vem a água do caminhão-pipa, por exemplo? Não sabemos. É necessário que se faça uma análise da água, com os testes adequados, para saber se ela pode ser consumida ou não".

De acordo com o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, estima-se que existam, em todo o estado, cerca de 40.000 poços abertos. Desse total, apenas 18.000 possuem a concessão do órgão. "O cidadão que deseja abrir um poço deve registrar-se e obter a outorga do DAEE, que pode ser negada se o projeto for considerado inadequado ou houver contaminação no local", diz Leila Gomes, diretora de Outorga e Fiscalização de Recursos Hídricos.

O Grupo Técnico de Saneamento, do Centro de Vigilância Sanitária, lembra que o acesso ao recurso hídrico subterrâneo é direito garantido a todo cidadão, embora sua exploração como alternativa ao sistema público em áreas densamente urbanizadas e industrializadas possa representar significativos riscos aos usuários, se não forem devidamente reguladas. "Tão importante quanto a fiscalização pelo poder público (DAEE, Cetesb e Vigilância Sanitária) é a consciência dos responsáveis e usuários de que sua saúde e bem-estar dependem da exploração adequada dos recursos hídricos".





< voltar