Congresso dá início a políticas públicas e privadas de racionalização do uso de energia

Data: 14/06/2010

Congresso dá início a políticas públicas e privadas de racionalização do uso de energia



Durante a realização do maior congresso sobre racionalização de energia do País, o COBEE (Congresso Brasileiro de Energia Eficiente) serão instauradas duas comissões para interagir com a reunião de políticas públicas nacionais que tratam do tema. O COBEE será realizado em São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho.

De natureza parlamentar, será realizada a primeira reunião pública do Grupo de eficiência energética, coordenada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), pertencente à Comissão de Minas e Energia da câmara do Congresso Nacional. Logo após será realizada também a primeira reunião público-privada da Câmara Ambiental do Setor Energético, de iniciativa da CETESB e sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que deverá deflagrar a Campanha Ambiental do Estado de São Paulo.

O COBEE será o maior congresso brasileiro a tratar dos temas racionalização e economia de energia no País. Os dois dias serão dedicados a questões como: redução de CO2, racionalização de energia e matrizes energéticas alternativas para toda a cadeia de consumidores, as tecnologias de combate ao desperdício, política nacional de eficiência Energética e temas correlatos

Os patrocinadores de todo o evento (incluindo o setor de exposição da ExpoEficiência 2010) são o BNDES, a Petrobras, Eletrobras e Eletrobras Furnas e a Light Esco. A realização é da ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia.

O COBEE terá mais de 600 congressistas, representantes de empresas de eficiência energética, órgãos públicos, bancos, grandes usuários de energia e profissionais. Serão 16 painéis de debates, além de conferências e rodadas de negócios, com 80 palestrantes. Entre eles estão os presidentes das principais associações empresarias do setor: Ricardo Lima, presidente da Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres); José Starosta, presidente da Abesco; e Jamilton Lobo, coordenador do grupo de eficiência da ABRADEE (Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia).



Para o tema políticas públicas no Brasil e EUA, estão confirmadas as presenças do coordenador do Programa de Energia da USAID/EUA, Alexandre Mancuso, com a palestra “Políticas públicas e a prática da eficiência energética nas empresas americanas”, além de Howard Geller, diretor executivo do SWEEP (Southwest Energy Efficiency Project), fundado em 2001, e baseado no Colorado, responsável por políticas e programas que promovem eficiência energética nos Estados Unidos e Novo México.

O deputado Arnaldo Jardim, coordenador da comissão de Eficiência Energética do parlamento brasileiro, também confirmou a sua presença. Além de Cyro Bocuzzi, presidente do Fórum Latino Americano e Marco Aurélio Moreira (da Eletrobras).

Representando indústria e demais companhias usuárias, que demonstram exemplos de economia de energia, o congresso terá David Canassa (diretor Corporativo do Grupo Votorantim); Fernando Ferreira (vice-presidente do Walmart Brasil); Nelson Kawakami (diretor do World Green Building Council) e Alex Gomes (da Johnson & Johnson).

O congresso vai se dedicar também às alternativas de financiamento de projetos, com a participação de representantes do BNDES; e também Ana Irias, do Itaú e Marco Antonio Fujihara, diretor da consultoria Key Associados.

A participação da universidade brasileira será extensa como são os exemplos dos professores da Unicamp Vivaldo Siqueira Júnior e Expoeficiência 2010 e 18 associações apoiadoras.

O evento conta ainda com um recinto de exposições que apresentará estandes de empresas (com novidades em produtos e serviços para racionalização de energia), tais como: Schneider Electric, Ação Engenharia, Heliotek, Horus, MGD, Iluminati e Intral, Econ Esco, Energias, Gestal Sylvania, Carrier, Grupo Sinergia e outras.

O 7º COBEE tem o apoio de 18 entidades de vários setores da economia, entre elas: Fiesp, Ciesp e CNI.

SERVIÇO 7ª Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE)
ExpoEficiência Energética 2010

Dias 16 e 17 de junho de 2010
Centro de Convenções do Novotel Center Norte
São Paulo - SP
Informações e inscrições
www.abesco.com.br

ABESCO A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia, Abesco, representa mais de 80% de todo o setor de preservação e economia de energia do País. Fundada em 1997, com abrangência nacional, a Abesco reúne 25 fabricantes de produtos e provedores de serviços de energia eficiente; instituições acadêmicas; agentes do setor energético; além de 60 empresas na categoria ESCO (de serviços de conservação de energia).

Entre as ESCO nacionais encontram-se desde consultorias especializadas em redução de consumo, até empresas inteiramente aparelhadas, e de portes variados, para promover a gestão eficiente no consumo de energia; todas aptas para atendimento e execução não importando o tamanho e setor de seus clientes.

Marcio Luiz de Souza Santos; da USP, professor Márcio Maia Vilela, MSc. em Física Nuclear. Além da Unesp, com Guilherme Eugênio Filippo Fernandes Filho e Mauricio Araújo Zanardi. Para o tema políticas públicas no Brasil e EUA, estão confirmadas as presenças do coordenador do Programa de Energia da USAID/EUA, Alexandre Mancuso, com a palestra “Políticas públicas e a prática da eficiência energética nas empresas americanas”, além de Howard Geller, diretor executivo do SWEEP (Southwest Energy Efficiency Project), fundado em 2001, e baseado no Colorado, responsável por políticas e programas que promovem eficiência energética nos Estados Unidos e Novo México.

Portal do Meio Ambiente


< voltar