Modernização no saneamento chega aos aeroportos brasileiros

Data: 31/05/2010

Modernização no saneamento chega aos aeroportos brasileiros


A Infraero em parceria com a CDN Serviços de Água e Esgoto S.A, concessionária privada responsável pelo gerenciamento dos serviços de água e esgoto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (AIRJ), está investindo em melhorias no sistema de água e esgoto e implantação de fontes alternativas de água.

De 2001 a 2009, o volume de água consumido, equivalente a uma cidade de 30.000 habitantes, teve redução de 40%, enquanto a movimentação de passageiros aumentou cerca de 98%. A demonstração da eficiência pode ser observada através do consumo per capita, neste período teve 70% de redução.

Além de investimentos na revitalização dos sistemas de água e esgoto do Galeão - primeiro aeroporto brasileiro a implantar a tecnologia de reuso através do sistema de osmose reversa - foram implantadas fontes alternativas de água com o objetivo de reduzir o consumo de água potável nos processos industriais, como o aproveitamento de água de chuva, exploração de água subterrânea e reuso do efluente do tratamento de esgoto.

O aeroporto possui duas estações próprias de tratamento de esgoto que tratam o esgoto produzido pelo AIRJ. Do volume total tratado, cerca de 20% é encaminhado para o sistema de reuso e o restante é lançado no corpo receptor após o devido tratamento.

Com a utilização do sistema, o aeroporto reaproveita cerca de 12.000m³ mensais de efluente proveniente do tratamento de esgoto que seriam despejados na Baía de Guanabara.

Agua On Line


< voltar