Aberta inscrição para novo diretor do IEN

Data: 26/05/2010
O prazo para os interessados em se candidatar ao cargo de diretor do Instituto de Energia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro (RJ), órgão subordinado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT), vai até a próxima sexta-feira (28). O processo de seleção é conduzido por um Comitê de Busca presidido por Aquilino Senra Martinez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Este sistema de escolha de dirigentes vem sendo praticado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para os cargos de direção de todas as suas Unidades de Pesquisa. O Comitê de especialistas busca identificar, dentre os membros das comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Instituto, para a Cnen e para o Programa Nuclear Brasileiro.

O trabalho do Comitê resultará numa lista tríplice de nomes, sem preferência ou precedência, a ser utilizada como subsídio para preenchimento do cargo em questão. Também integram o grupo Celso Pinto de Melo e Carlos Alberto Brayner de Oliveira Lira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Carlos Passos Bezerril do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil de São Paulo (CTMSP-MB) e Giorgo Moscati, da Universidade de São Paulo (USP).

Podem se candidatar quaisquer pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam a requisitos básicos como ter título de doutor, competência profissional reconhecida na área nuclear ou em áreas correlatas, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os institutos da Cnen e visão de futuro para a instituição.

A carta de inscrição deve ser enviada para a Rua General Severiano, 90, Botafogo, CEP 22290-901 – Rio de Janeiro (RJ), acompanhada de curriculum vitae e de um texto de até cinco páginas, descrevendo o projeto de gestão e a visão de futuro do candidato para a área nuclear brasileira.

O processo seletivo inclui uma apresentação do projeto e uma entrevista oral de candidatos previamente selecionados pelo Comitê de Busca, em local, data e hora a serem previamente anunciados.

Fonte:http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/319950.html







< voltar