Sistema de telesurpevisão de controle de ETA's é implantado em Uberlândia

Data: 17/10/2008

Sistema de telesurpevisão de controle de ETA's é implantado em Uberlândia


O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia, uma das mais importantes cidades do interior de Minas Gerais, conseguiu cortar custos e otimizar a vida útil de equipamentos caros como os motores das estações de bombeamento – e ao mesmo tempo melhorou substancialmente a qualidade do produto entregue ao consumidor final, a água potável.

A melhoria já está sendo experimentada na prática por cerca de 600 mil habitantes do município, a parcela da população que, segundo José Orlando Kioque Siracava, gerente da divisão de Tratamento de Água e Operações da autarquia responsável pelo projeto, foi direta e positivamente afetada pela implantação. “O resultado foi muito bom mesmo considerando que se trata de uma primeira fase de implantação, na qual só automatizamos 20% das estações elevatórias de água da cidade”, diz ele.

_ Embora com certeza a população já possa sentir a diferença em fatores como a diminuição de períodos de interrupção no fornecimento, os reflexos na qualidade da água serão percebidos com maior intensidade nos próximos meses, com a entrada em operação de novas etapas do processo de automação _ completa.

A primeira fase do projeto, já cem por cento funcional, incluiu o fornecimento e implantação de um sistema de telemetria composto por 13 estações remotas e uma Central de Controle à qual todas as unidades distantes estão conectadas por meio de linhas de comunicação telefônica e de radiofreqüência. As áreas remotas incluem duas Estações de Tratamento de Água, dez reservatórios e uma unidade de captação. Em cada uma delas foram instalados módulos autônomos, baseados em Controladores Lógicos Programáveis, diversos sensores e atuadores, entre outros equipamentos.

Por meio de softwares desenvolvidos sob medida para o DMAE, os módulos fazem automaticamente a dosagem de produtos químicos adicionados à água, entre os quais sulfato de alumínio e cal hidratada. Ao automatizar o processo, as principais metas do departamento eram tornar mais controlada a dosagem dos reagentes, reduzir a quantidade utilizada desses produtos e melhorar a operação do sistema como um todo, com reflexos na qualidade da água e nos custos de produção.




< voltar