FGTS negocia a compra de ações de três empresas de saneamento

Data: 15/05/2010
Por Samantha Maia, no jornal Valor Econômico

Três empresas estaduais de saneamento já estão negociando a venda de ações ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), informou ontem Paulo Furtado, membro do Conselho Curador do FGTS. Segundo ele, as companhias ainda não podem ser identificadas, mas as conversas estão em andamento e é possível que algum acordo seja fechado ainda este ano.

“Temos conversado com os Estados e há uma grande procura. Ainda este ano o programa pode deslanchar em pelo menos três companhias”, disse Furtado, durante seminário promovido pela Abdib, entidade que representa as empresas de infraestrutura.

O Fundo de Investimento em Cotas (FIC-FGTS) tem por objetivo melhorar a gestão das empresas para que elas tenham capacidade de buscar financiamentos. Foi anunciado em novembro de 2008 e levou um ano para ser aprovado pelo Conselho Curador. Até agora, porém, nenhum contrato foi fechado e empresas de saneamento temem que o ano não seja propício para avançar por conta do calendário eleitoral.

No balanço do FGTS, o setor de água e esgoto amarga o último lugar em investimento no grupo de infraestrutura. Dos R$ 16 bilhões aplicados em infraestrutura em 2010, apenas R$ 800 milhões são para saneamento. “É um grande desafio alavancar esses investimentos”, disse Furtado.

Sobre a demora para implantar o programa, o conselheiro do FGTS disse que é necessário um estudo detalhado para que o fundo decida ser acionista de uma empresa deficitária. “Somos acima de tudo investidores, é um dinheiro privado, do trabalhador, e por isso é preciso ter muito cuidado para tomar a decisão.”

Segundo Furtado, não são todas as empresas que poderão participar do programa. Mesmo sendo um plano para recuperar companhias, há casos em que o risco pode ser muito grande. O processo depende da escolha de uma modelagem de investimento, da formulação de um plano de negócios, além da decisão do governo do Estado de abrir o capital da empresa.

Fonte: valor Econômico


< voltar