IBGE inicia pesquisa de saneamento em municípios do PI

Data: 16/10/2008

IBGE inicia pesquisa de saneamento em municípios do PI


A pesquisa que terá início ainda este mês traçará um perfil dos serviços de saneamento em todos os municípios brasileiros. Na última pesquisa realizada do setor, o Piauí apresentou um dos piores índices no país de coleta de esgotos. No ano de 2006, 63% dos domicílios piauienses eram atendidos por rede de esgotos regulares. Já no ano passado esse número caiu para 59%.

Os técnicos do IBGE farão entrevistas com os responsáveis pela prestação de serviços de saneamento nas prefeituras municipais e em companhias de saneamento. “Seja prefeitura ou empresas contratadas para realizar serviços de coleta e saneamento.

Os dados serão obtidos a partir dessas instituições, como a frequência em que os serviços são oferecidos, se é diário, semanal, mensal. As informações serão obtidas com todos envolvidos com a prestação desses serviços”, explicou Pedro Soares, supervisor de informações do IBGE. Serão coletadas informações sobre os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, além de dados sobre a gestão dos serviços.

“É fundamental que todos os municípios participem, já que serão eles a principal fonte de informações para que seja possível montar um retrato fiel da realidade do saneamento no Estado”, destacou Pedro Soares. A divulgação dos resultados da pesquisa deve acontecer em dezembro de 2009. A pesquisa realizada em 2007 apontou que o serviço de coleta de esgoto vem se expandindo no Brasil desde 1997, mas 26,4% dos domicílios ainda não têm acesso a rede coletora ou fossa séptica.




< voltar