São Paulo: S.O.S Terra é tema de exposição em shopping

Data: 16/10/2008

São Paulo: S.O.S Terra é tema de exposição em shopping


A exposição utiliza a arte surrealista pop do artista plástico Thiago Costackz para levar os freqüentadores do Shopping Center 3 e os transeuntes da avenida Paulista a reflexão sobre a importância de pequenas mudanças de atitudes no dia-a-dia para preservação de diversas espécies da fauna e da flora que estão em extinção.

Para chamar a atenção de todo o público da principal avenida de São Paulo, o artista Thiago Costackz desenvolveu uma escultura com a sigla S.O.S, sendo que cada letra remete à elementos da natureza que precisam ser preservados, para isso as letras são confeccionadas com madeira proveniente de áreas reflorestadas e possuem o selo do FSC e as outras duas são trabalhadas com características da fauna e flora ameaçadas de extinção.

Baseado na informação de que, segundo o relatório mundial da ONU cerca de 450.000 espécies estão ameaçadas de extinção em todo o mundo e de que no Brasil está concentrada 20% a 30% da biodiversidade mundial, algumas características da necessidade de preservação do meio ambiente brasileiro são observadas na exposição S.O.S Terra, no Shopping Center3.

Estas informações são destacadas de maneira criativa pelo artista plástico que usa, por exemplo, um paredão onde foi pintado um disco voador com um cano de escape que no lugar de fumaça libera os títulos e nomenclaturas científicas das árvores ameaçadas de extinção no Brasil. Sugerindo, de maneira irreverente, que as pessoas passem a usar mais bicicletas, quando possível, substituindo a utilização de carros.

A exposição ainda conta com uma escultura de 1,70m de altura, com o formato de um pulmão humano coberto de folhas verdes, simbolizando a importância da Floresta Amazônica que é considerado o pulmão da terra. Algumas outras esculturas e painéis também chamam atenção para espécies da fauna que estão em extinção, como o sapo-azul, o puma, a zebra, entre outros.




< voltar