PAINEL BRASILEIRO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS RECEBE INSCRIÇÕES DE PESQUISADORES ATÉ DIA 5 DE MAIO

Data: 30/04/2010




O Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) ampliou para 5 de maio o prazo para receber inscrições de pesquisadores interessados em participar do primeiro relatório de Avaliação Nacional do Painel. O relatório a ser produzido pelo PBMC deve reunir cerca de 150 pesquisadores de todo o país.
Segundo Suzana Kahn, presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro, um dos objetivos da versão brasileira do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) é envolver o máximo de pesquisadores, se possível de todas as regiões brasileiras. "Queremos criar uma massa crítica organizada de pesquisadores que trabalham com clima no Brasil. Precisamos conhecer as pesquisas já existentes, compartilhar informações e induzir a produção de outras", disse.
Este primeiro relatório será elaborado com base na avaliação de três grupos de trabalho: um deles avalia os aspectos científicos do sistema climático e suas mudanças; outro a vulnerabilidade dos sistemas natural e sócio-econômico, as consequências positivas e negativas das mudanças climáticas e as opções de adaptação a elas; e o último, opções para mitigação das mudanças climáticas. O relatório deverá estar finalizado em 2012.
Os interessados devem entrar em contato com a secretaria-executiva do PBMC, pelo fone (21) 2562-7030 ou e-mail secex_painel@adc.coppe.ufrj.br
O PBMC
A proposta do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas é avaliar de forma objetiva e integrada o conhecimento técnico e científico produzido no Brasil e no exterior sobre causas, efeitos e projeções relacionados às mudanças climáticas relevantes para o País, disponibilizando essas informações aos tomadores de decisão e à sociedade em geral. O PBMC é uma das ações previstas no eixo de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, e foi instituído pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente.

Informações para imprensa:
Cláudia Moreira (21) 3212-1007 / 9978-6486
Fátima Belchior (21) 3212-1003 / 9806-4884



Fonte:MaxpressNet


< voltar