Seminário discute desenvolvimento sustentável de territórios rurais em Santa Catarina

Data: 23/04/2010
Foi realizado nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 14h, no Auditório da Reitoria da UFSC, o Seminário "Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais em Santa Catarina: Reflexões a partir das Encostas da Serra Geral". O evento integra a programação dos 50 anos da Universidade.

O primeiro painel, do professor Miguel Altieri, da Universidade da Califórnia, apresentou a situação atual e as perspectivas de iniciativas de desenvolvimento que mobilizam a agroecologia para o manejo de ecossistemas. O segundo, debateu os potenciais e as possibilidades da mobilização da abordagem territorial para o desenvolvimento de regiões rurais catarinenses e contou com a participação dos professores Valério Alécio Turnes (Esag/Udesc), Luis Scheibe (CFH/UFSC), Dalmo Filho (IPHAN), Eurides Mescolotto (Eletrosul) e Espiridião Amim (UFSC).

Os palestrantes abordaram também as experiências de organização social; a história de relacionamento entre as organizações não governamentais, poderes públicos e suas instituições, e parcelas do setor privado; as iniciativas econômicas não agressivas, como a produção orgânica e o agroturismo.

O protagonismo dos agricultores familiares neste processo de construção do território das Encostas da Serra Geral tem sido estudado, analisado e divulgado em dissertações, relatórios de pesquisa e artigos científicos produzidos especialmente na UFSC, mas também em outras universidades brasileiras.

Participaram do seminário o reitor da UFSC, Alvaro Prata, o presidente da Associação de Municípios da Região de Laguna e Prefeito de Santa Rosa de Lima, Celso Heidemann, o diretor do Centro de Ciências da Educação (CED) e coordenador do Seminário, professor Wilson Schmidt, o presidente do Instituto de Educação no Campo, Antônio Munarim, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandir Gugel, o diretor de Pesquisa Agropecuária da Fapesc, Zenório Piana, representando o presidente da Fapesc, professor Antônio Diomário de Queiroz.

Celita Campos/Jornalista da Agecom


< voltar