Cidades e mudanças climáticas

Data: 19/04/2010

Cidades e mudanças climáticas



Leticia Freire, do Mercado Ético

Com o objetivo de debater as mudanças previstas em adaptação e mitigação nas grandes cidades brasileiras até 2016, O CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável - inicia em maio o Ciclo de Encontros Sustentáveis 2010.

O evento, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, antecipará uma discussão fundamental na preparação em infraestrutura urbana para a Copa do Mundo e para os jogos Olímpicos.

Para entender um pouco mais sobre a proposta do encontro e conhecer as iniciativas da organização na área de planejamento urbano, construções sustentáveis e mudanças climáticas, o Mercado Ético conversou com Marina Grossi, presidente do CEBDS. Acompanhe a entrevista.

Mercado Ético- Estamos vendo um número cada vez maior de desastres naturais atingindo as mega-cidades brasileiras, o que apresenta claramente a vulnerabilidade das regiões urbanas frente às mudanças climáticas. Como o CEBDS espera contribuir para esse debate sobre as mudanças previstas em adaptação e mitigação nas grandes cidades brasileiras, até 2016?

Marina Grossi - A participação do setor privado na busca da resolução dos problemas ambientas urbanos é fundamental, na medida em que este setor pode alavancar ações por meio de investimentos em programas ecoeficientes e projetos e tecnologias em áreas urbanas em todo o mundo.

Neste momento crítico, o setor privado está sendo convidado a iniciar um diálogo significativo que irá abordar como as suas competências, objetivos e visões podem ser incorporadas na agenda urbana de forma a garantir a sustentabilidade real de nossas cidades. E é extremamente necessário que o setor privado não perca esta oportunidade de se renovar e se recriar, com base nas novas necessidades da sociedade.

Neste sentido, além das parcerias já firmadas e dos projetos em andamento, o CEBDS mantém constante diálogo com o governo brasileiro. Participamos de Comissões em diversos ministérios, onde representamos as empresas associadas, que também possuem o interesse nas ações de mitigação e adaptação das cidades para as mudanças climáticas que estão em curso.

O CEBDS, por meio da Câmara de Construção Sustentável, por exemplo, visa fornecer informação, direcionamento, produtos e ferramentas que auxiliem as empresas a identificarem oportunidades na área de construção civil, bem como a importância da participação deste segmento empresarial na adoção de práticas que estimulem o desenvolvimento sustentável.

Por fim, o CEBDS busca disseminar entre seus associados melhores práticas, demonstrando à sociedade em geral, de forma simples e compreensível, a contribuição das empresas na construção do desenvolvimento sustentável, assumindo sempre os princípios da ética e da transparência.

ME – A Olimpíada de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro, é umas das mais esperadas e, ao mesmo tempo, desafiadoras iniciativas brasileiras. O Estado do Rio está preparado? As obras que serão realizadas em infraestrutura urbana já contam com um debate sobre sustentabilidade?

MG- Será realizado no encontro a 1a Jornada sobre Construção Sustentável, que irá tratar, entre outros assuntos, das oportunidades para a cidade derivadas da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.

ME – Quais outras iniciativas o CEBDS desenvolve nos temas construções sustentáveis, cidades e mudanças climáticas?

MG – Lançamos no Brasil, em março deste ano, o Projeto Iniciativa em Infraestrutura Urbana, elaborado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e que já conta com a adesão de diversas empresas globais. Um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável é a questão urbana, e o projeto aborda as necessidades de renovação e desenvolvimento urbano de maneira ordenada. Está em andamento também uma pesquisa em parceria com a Market Analysis, que aborda o tema do primeiro encontro do Sustentável 2010: “Cidades e Mudanças Climáticas”. O CEBDS também tem participado das últimas COP’s, e para a COP15 foi elaborado no âmbito da Câmara Temática de Energia e Mudança do Clima (CTClima) o Position Paper, documento com o posicionamento das empresas associadas sobre assuntos como o MDL, limites para aumento da temperatura e outros, e entregue ao governo brasileiro. Também temos buscado parcerias com a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

ME – O que é o Ciclo de Encontros Sustentáveis 2010?

MG - De acordo com o plano de ação do CEBDS, o Sustentável são encontros realizados nos anos pares e os anos ímpares ficam dedicados à realização dos Congressos Internacionais sobre Sustentabilidade, eventos temáticos de grande porte que contam com a presença de milhares de pessoas nas plenárias, nas oficinas e nos stands de exposição. No Sustentável-2008, realizado em cinco capitais brasileiras, o índice de participação superou todas as expectativas, registrando uma média de 250 pessoas em cada evento. Foram debatidos temas cruciais no contexto da sustentabilidade, como biodiversidade e pesca, mudanças climáticas e florestas, fora do eixo Rio-São Paulo, disseminando e descentralizando a discussão. Foram realizadas dezenas de apresentações e mesas redondas com palestrantes nacionais e internacionais, representando organizações como Sustainability, Accountability, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), World Business Council for Sustainable Developement (WBCSD), World Resource Institute (WRI), Greenpeace, Ministério do Meio Ambiente e IBAMA. A adesão dessas instituições de grande expressão contribuiu para fortalecer ainda mais a marca das empresas patrocinadoras.

Serviço:

O Encontro “Cidades e Mudanças Climáticas” será realizado dia 6 de maio, das 9:00 às 16:00 horas, no Edifício RB1, na Avenida Rio Branco, no Rio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sustentavel.org.br.


Mercado Ético


< voltar