Agência Nacional de Águas divulga os finalistas do Prêmio ANA 2008

Data: 13/10/2008

Agência Nacional de Águas divulga os finalistas do Prêmio ANA 2008


A premiação, promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, contou com 273 inscritos de quase todos os estados do Brasil. Apenas Alagoas e Rondônia não tiveram concorrentes. No balanço geral, a categoria que contou com o maior número de inscrições foi imprensa (89), seguida de empresa (76), academia (43), governo (29), ONG (27) e organismos de bacia (8).

A apreciação e a seleção dos projetos inscritos foram feitas por uma Comissão Julgadora, externa à Agência, formada por pessoas com notório conhecimento na área de recursos hídricos: José Tundisi, Paulo Canedo, Rosana Garjulli, Adalberto Marcondes e Rebecca Abers.

Para se chegar aos 18 finalistas, realizou-se um criterioso processo seletivo. Primeiro houve uma pré-avaliação, que qualificou 67 iniciativas. A partir disso, os julgadores escolheram os 30 pré-finalistas, que foram vistoriados, um a um, por servidores da área técnica da Agência. Com base nos projetos enviados e nas vistorias realizadas, 18 projetos – três de cada categoria – foram selecionados como finalistas pela Comissão Julgadora.

Em reunião no dia 1º de outubro, além dos finalistas, foram eleitos os vencedores de cada categoria, que somente serão revelados em 4 de dezembro, em solenidade no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Eles serão homenageados com o Troféu Prêmio ANA, e os demais finalistas receberão um certificado e uma lembrança do Prêmio.

Mais informações sobre o Prêmio ANA 2008 estão disponíveis no hotsite www.ana.gov.br/premio, pelo e-mail premioana@ana.gov.br ou por meio do telefone (61) 2109-5412.

Finalistas

• Governo
- Projeto de Revitalização de Nascentes em Áreas Públicas Urbanas - Prefeitura Municipal de São José dos Campos - SP/SMA - São José dos Campos (SP)
- Campanha Permanente de Uso Racional da Água - Serviço Municipal e Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto – São José do Rio Preto (SP)
- Um modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH-RN – Natal (RN)

• Empresas
- Gestão Sustentável de Recursos Hídricos com ações no foco de Redução de Perdas de Água no Município de Salesópolis, cabeceira do rio Tietê, com ênfase na melhor exploração do manancial - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – São Paulo (SP)
- Gestão de Recursos Hídricos na Jalles Machado - S/A - Jalles Machado S/A – Goianésia (GO)
- Desenvolvimento sustentável aplicando tecnologias de produção mais limpa – Roupas do Pólo Ltda – Camaçari (BA)

• ONGs
- De olho nos mananciais - Instituto Socioambiental (ISA) – São Paulo (SP)
- Programa de Revitalização Renaturalização e Preservação do rio dos Queimados de Concordia - Associação de Revitalização, Renaturalização e Preservação Queimados Vivos – Concórdia (SC)
- Projeto de Preservação das Águas Termais – Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (Amat) – Caldas Novas (GO)

• Organismos de bacia
- Preservação e Conservação do Manancial – Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) – Penápolis (SP)
- Rede de plataformas de coleta de dados para Monitoramento automático da qualidade da água do Rio Paraíba do Sul – Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul – Taubaté (SP)
- Projeto de Educação Ambiental Pingo D’água – Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) – Londrina (PR)

• Imprensa
- Série de Reportagens de Rádio – Desafios e usos da Água – Rádio Eldorado – São Paulo (SP)
- Cuidar para não faltar – Revista Horizonte Geográfico – São Paulo (SP)
- Trilogia: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão – O Povo – Fortaleza (CE)

• Academia
- Inovação no tratamento e reciclo de água em lavagem de veículos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre (RS)
- Construção de uma linhagem bacteriana apta para biorremediação de efluentes contaminados por metais pesados - Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP)
- Tratamento para o aproveitamento de águas ácidas residuais da mineiração de carvão - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/ Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental – Porto Alegre (RS)



< voltar