Como fazer dos funcionários verdadeiros "Agentes Verdes"

Data: 18/03/2010

Como fazer dos funcionários verdadeiros


Um relatório publicado na primeira quinzena de março pela National Environmental Education Foundation (NEEF) destaca os benefícios da educação ambiental e de sustentabilidade para os funcionários. Segundo o estudo, os benefícios incluem a melhora da eficiência operacional, fortalecimento de relações com clientes e comunidade, inovação, gestão da cadeia de fornecimento, atraindo e retendo profissionais.

Concordo com a avaliação desses benefícios para as empresas, e enfatizo que o valor da educação para sustentabilidade e engajamento dos funcionários é um meio para um fim, não um fim em si mesmo. Engajamento em programas ambientais aumenta a consciência e a sensibilidade para as questões-chave da sustentabilidade.

Muitas vezes, os funcionários sensibilizados levam o que aprenderam no local de trabalho e aplicam em seus trabalhos diários, assim como em casa e em suas comunidades. Por exemplo, o projeto do McDonald"s citado no estudo mostra como restaurantes e seus funcionários trabalharam com os clientes para reduzir 6 milhões de kilos de CO2. Assim como a BT e a Hewlett-Packard criaram programas de apoio à funcionários que queiram instalar painéis solares em suas casas.

Embora o relatório destaque os diversos benefícios muito tangíveis para as empresas da participação dos funcionários nas iniciativas de sustentabilidade, ele negligencia um dos principais benefícios intangíveis: a confiança. Autenticidade é a chave aqui. Certamente a confiança é impulsionada pela autenticidade e minada pela falta de autenticidade.

Julgamos se uma pessoa é autêntica pela coerência com que se aplicam os seus valores. As companhia públicas são julgadas da mesma forma. Se declarar um valor de responsabilidade corporativa pelos investimentos ambientais, espera-se que esse valor seja aplicado de forma consistente. Portanto, é importante que os valores ambientais sejam aplicados de forma consistente em toda a empresa e incorporados ao trabalho de todos os trabalhadores. E não apenas à profissionais de Responsabilidade Social Corporativa.

O que você pensaria de uma empresa de construção de uma instalação solar que tivesse um centro de dados ineficiente? Infelizmente, este é um cenário plausível na ausência de envolvimento e esforços coordenados dos trabalhadores em toda a empresa.

No entanto, quando os funcionários estão envolvidos, eles podem ajudar a alinhar as práticas em toda a empresa, resultando em programas como o de eficiência energética da Baxter para suas 63 instalações de fabricação de chaves. Na BT temos abordado operações fundamentais, ampliando o intervalo de temperatura de funcionamento de nossos centros de dados da rede, para reduzir significativamente o uso de HVAC.

Este relatório sugere que as empresas devem ser encorajadas por exemplos da relação entre a educação para sustentabilidade e engajamento dos funcionários, para o benefício do negócio. No entanto, ainda temos muito trabalho a fazer.

Um estudo recente da Brighter Planet mostra que 86% das empresas não conseguem envolver os funcionários na sustentabilidade. E, os céticos devem questionar da mesma forma a escassez de números sobre o impacto do envolvimento dos trabalhadores nas iniciativas de sustentabilidade. Concordo com a NEEF que diz que os próximos passos incluem a recolha de novos dados que liguem o engajamento dos funcionários aos resultados ambientais.

Fonte: Kevin Moss (Moss) tem a responsabilidade de incluir a Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) na British Telecommunications da América do Norte. www.csrperspective.com) Agenda Sustentável (http://www.agendasustentavel.com.br)



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