ONU afirma que 110 países apoiam acordo de Copenhague

Data: 18/03/2010
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que os países responsáveis por mais de 80% das emissões globais de gases de efeito estufa apoiam o chamado Acordo de Copenhague.

Em entrevista concedida à jornalistas na terça-feira, 16 de março, em Nova York, Ban informou que está satisfeito pelo fato de que 110 nações já se manifestaram a favor do resultado alcançado na 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre o Clima (COP15), realizada em dezembro de 2009, na Dinamarca.

Segundo o secretário-geral da ONU, o acordo é um avanço importante rumo à Cancún (México), sede da COP16, em dezembro deste ano, apesar de o tratado não ser vinculativo (de cumprimento obrigatório). Nos próximos meses, de acordo com Ban Ki-moon, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Unfccc) irá liderar as negociações internacionais.

Ele ressaltou que antes da cúpula em Cancún, o objetivo é estimular encontros de pequenos grupos para o processo de "construção da confiança".

Rodada Formal
Ban sugeriu que a Unfccc pode tentar organizar duas ou três reuniões antes de Cancún. A próxima rodada formal de discussões será em abril, na cidade alemã de Bonn.

Na última semana, a ONU anunciou a revisão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), depois de críticas referentes à erros no relatório de 2007, sobretudo em relação a taxa de derretimento das geleiras do Himalaia.

Fonte: Portal Terra


< voltar