Lançado kit educacional Pé na água em português e guarani

Data: 06/08/2008

Lançado kit educacional Pé na água em português e guarani


Se um jargão comum para trabalho é "por a mão na massa", para os pesquisadores da Bacia do Rio Apa, fronteira fluvial de 15 mil km² entre o Brasil e o Paraguai, onde o guarani é o segundo idioma no lado brasileiro, a palavra de ordem é, literalmente, por o pé na água!

Este é o nome do projeto que pretende introduzir noções ambientais e de cidadania nas escolas dos sete municípios desta região em princípio de degradação. Em algumas localidades, só é possível chegar molhando os pés na água.

Levar conhecimentos sobre uma bacia hidrográfica para dentro da sala de aula incentivou a produção de um kit bilíngue português-guarani, distribuído gratuitamente nas escolas dos municípios brasileiros da Bacia do Apa: Antonio João, Caracol, Bela Vista, Ponta Porã, Porto Murtinho, Jardim e Bonito. No lado do Paraguai estão as cidades de Concepción, San Carlos, Bella Vista e Pedro Juan Caballero.

O Projeto "Pé na Água - uma Abordagem Sistêmica e Transfronteiriça na Década Brasileira da Água" é coordenado pelo pesquisador Paulo Robson de Souza, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Diversas instituições regionais e as sete prefeituras dos municípios brasileiros da bacia são parceiras do projeto, além das pró-reitorias da UFMS de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) e Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE).




< voltar