Companhias Estaduais ajudam IBGE na coleta de dados sobre saneamento básico em todo o País

Data: 08/10/2008

Companhias Estaduais ajudam IBGE na coleta de dados sobre saneamento básico em todo o País


A Aesbe reuniu em Brasília representantes das companhias estaduais para esclarecer dúvidas e também somar esforços orientando os recenseadores do IBGE. Representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram na segunda-feira (6), com as companhias estaduais de saneamento para esclarecimentos sobre o preenchimento dos cinco formulários da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2008). A pesquisa vai orientar políticas e traçar uma radiografia dos serviços desde os grotões até as regiões metropolitanas mais populosas.

No encontro com os representantes das companhias ficou estabelecido que os escritórios regionais do IBGE em cada Estado estarão em contato permanente com as companhias estaduais prestadoras de serviços para receber orientações sobre a busca de dados nos 3.943 municípios operados pelas prestadoras estaduais de serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto.

A pesquisa vai reunir dados sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos nos 5.564 municípios do país, entre outubro e fevereiro de 2009. Os resultados devem ser divulgados até setembro do próximo ano. O investimento do MCidades será de R$ 4,058 milhões, oriundos de recursos do PAC.

Nely Costa, técnica do IBGE que coordena a pesquisa e que também esteve à frente dos trabalhos no levantamento realizado em 2000, informou que recenseadores em todo o país estão em treinamento e que a coleta de dados já começou em alguns estados. "A expectativa é excelente. As entidades estão, de fato, abrindo as portas para a pesquisa, que vai gerar resultados muito importantes para a formulação de políticas públicas, para a academia e para a população em geral", garantiu ela.

Compareceram representantes de todas as companhias estaduais, que devem repassar as informações discutidas em Brasília nos escritórios municipais. Os formulários da pesquisa estão disponíveis do site do Ministério das Cidades http://www.cidades.gov.br/ e no site da Aesbe http://www.aesbe.org.br




< voltar