Por que existem problemas ambientais? E porque existem as soluções?

Data: 05/03/2010

Por que existem problemas ambientais? E porque existem as soluções?


Geralmente se atribui aos problemas ambientais a falta de informação ou de educação ambiental. Pode ser que sim, mas também pode ser que as razões sejam outras, e então, por mais que se ofereça informação e educação ambientais, os problemas persistirao!



Por exemplo, diante da ganância, irma gêmea do egoísmo; da indiferença, que nos faz não dar importância ao que e importante; da transferência, que nos faz achar que o mundo melhor que queremos e merecemos deve começar no outro; da reclamação sem ação, que passa a falsa idéia de se estar fazendo alguma coisa simplesmente pelo ato de se queixar; do medo, que nos faz recusar o novo mesmo quando o velho já demonstra não servir mais; da falta de competência e criatividade para percorrer novos caminhos; da falta de sonhos, que nos permite imaginar que as coisas podem mudar!



Se o mundo fosse feito apenas de pessoas assim, então não haveria lugar para as soluções, por que essas pessoas são o problema ou fazem parte dele!

Felizmente, existem pessoas que não desistiram de sonhar e, por causa disso, são criativas, empreendedoras, persistentes diante das dificuldades! São pessoas que não se movem apenas por dinheiro ou diante da expectativa de ganhar alguma vantagem pessoal e por isso são solidárias e conseguem olhar a floresta além das árvores! Graças a elas, que fazem parte da solução, ainda podemos ter esperança!

Vilmar Berna é escritor e jornalista, editor da Revista e do Portal do Meio Ambiente. Mais informações: www.escritorvilmarberna.com.br


< voltar